icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/12/2013
17:33

O advogado do Fluminense Mário Bittencourt voltou a falar após garantir a defesa do Fluminense no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no caso que ficou marcado pela perda de quatro pontos pela Portuguesa, que rebaixou o clube paulista à Segunda Divisão no lugar do Tricolor. Bittencourt disse que o maior beneficiado com a punição da Portuguesa foi o Flamengo, uma vez que o Rubro-Negro também foi punido com a perda de quatro pontos e seria rebaixado caso a Portuguesa não fosse penalizada.

- Acho que estão esquecendo o fato de que o regulamento foi cumprido e que se a Portuguesa não tivesse escalado o jogador de forma irregular, quem teria sido rebaixado, é o Flamengo. Quando eu falei na minha sustentação sobre a questão da legalidade e da moralidade, eu quis dizer que o código realmente prevê o principio da moralidade. Existe uma moralidade esportiva que pressupõe o cumprimento dos regulamentos - disse o advogado ao programa Arena SporTV para em seguida sair em defesa do Fluminense.

- Se o Fluminense estivesse na situação da Portuguesa, as pessoas talvez estivessem defendendo o cumprimento do regulamento assinado pelos clubes. Todos eles cumpriram com o regulamento. E essa história de que há contradição na decisão do tribunal é completamente equivocada, com todo respeito - afirmou.

Mário Bittencort lembrou ainda, de um caso similar, que ocorreu em 2010 quando o Grêmio Barueri (que na época se chamava Grêmio Prudente) foi punido com a perda de três pontos na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, com a escalação do zagueiro Paulão de forma irregular.

- Em 2010, eu defendi o Grêmio Barueri (ex-Prudente) em um caso idêntico, onde o julgamento foi realizado e uma sexta-feira. No caso, o atleta Paulão entrou no segundo tempo, quando o Grêmio Prudente já pedir por 3 a 0 do Flamengo, jogou 20 minutos, e o Grêmio Prudente perdeu três pontos naquele campeonato e no fim, acabou sendo rebaixado. Qualquer resultado diferente do que ocorreu na segunda-feira é quebrar o equilibrio da competição. No campeonato de pontos corridos, a primeira rodada vale tanto quanto a última - disse.