icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/06/2014
16:29

Primeira adversária da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a Croácia faz nesta sexta-feira seu último amistoso preparatório antes da estreia no Mundial, pegando a Austrália, que também está no torneio, integrando o Grupo B. A partida será disputada em Salvador.

Croatas e australianos têm um histórico forte de migração, principalmente da Europa para a Oceania, com muitos australianos do elenco atual sendo descendentes de croatas. Uma tendência que já causou um mal-estar entre as federações dos dois países quando um jovem talentoso escolheu jogar pela Croácia após ter seus estudos bancados pela Federação australiana, que apostava nele como um futuro astro do time.

Atualmente, nomes como Jedinak (capitão da Austrália), Spiranovic, Franjic, entre outros, têm descendência croata e estão no time convocado pelos Socceroos para o jogo. Apesar do passado de brigas, Davor Suker, ex-jogador e atual presidente da federação croata, pretende ver um grande jogo entre duas "nações amigas no futebol":

 - Queríamos um adversário forte para o nosso último amistoso antes da Copa e a Austrália é uma escolha excelente. Sei que os torcedores em Salvador verão uma grande partida, cheia de alternativas e de alto nível, com nomes como Modric, Rakitic e Cahill.

Além do Brasil, a Croácia enfrenta Camarões, dia 18 de junho em Manaus e depois pega o México, dia 23, em Recife. Já a Austrália se mede com Chile (dia 13, em Cuiabá), Holanda (dia 18, em Porto Alegre) e fecha sua participação na fase de grupos diante da atual campeã mundial Espanha, dia 23 em Curitiba.