icons.title signature.placeholder Rodrigo Vessoni
26/04/2014
10:32

O Corinthians se despede neste domingo do Pacaembu, palco que virou uma espécie de amuleto para Ronaldo. Afinal, o estádio municipal foi palco da maioria dos gols do Fenômeno com a camisa do Timão. Nada menos do que 65,7% dos tentos do ex-camisa 9 foram ali, com imensa maioria no gol de entrada.

O maior artilheiro das Copas marcou 35 vezes pelo Alvinegro, sendo 23 deles no Pacaembu. Destaque para o gol marcado na primeira final da Copa do Brasil de 2009, contra o Internacional, selando a vitória por 2 a 0 que, praticamente, garantiu o tricampeonato da competição nacional.

O Fluminense foi o único a levar três gols de Ronaldo em sua passagem pelo Timão. O palco, claro, o Pacaembu. O confronto terminou com vitória alvinegra por 4 a 2, para tristeza do então treinador do clube carioca, Carlos Alberto Parreira, seu ex-treinador.

O Fenômeno conquistou dois títulos no Parque São Jorge. Além da Copa do Brasil citada acima, que foi confirmada em Porto Alegre, o Timão levantou o troféu do Paulistão, também em 2009. Esse, sim, conquistado dentro do Paulo Machado de Carvalho. Ronaldo não marcou, mas foi fundamental na semifinal, contra o São Paulo, e na primeira decisão contra o Santos, na Vila Belmiro, quando marcou dois dos três gols da equipe - segundo foi antológico, por cobertura.

RONALDO NO PACAEMBU:

Total: 69 jogos / 35 gols (0,50)
Paca: 36 jogos / 23 gols (0,63)