icons.title signature.placeholder RADAR / LANCEPRESS!
10/02/2015
16:53

AMIR SOMOGGI - Consultor de marketing e gestão esportiva e Especialista em Análise Financeira da Academia LANCE!

O aumento  dos direitos de televisão da Premier League não é surpreendente. A Premier League não só é líder de audiência em território britânico, como também é simplesmente uma das competições mais assistidas no mundo. Por exemplo, a transmissão dos jogos é líder de audiência em futebol nos Estados Unidos e em países asiáticos, por exemplo - e exportada para centenas de países.

Além destes fatores, os pacotes são comercializados com as emissoras, e as concorrentes não poupam esforços para conseguir os direitos de transmissão. A cada nova temporada, estes pacotes de transmissão ficam mais valorizados, afinal, os clubes estão mais fortes, com vários clubes de ponta, com mais jogadores de qualidade, e se trata de um produto bem mais atrativo. À exceção da Liga Espanhola, com Barcelona e Real Madrid, nenhuma outra competição tem tanto apelo em nível mundial.

O contraste financeiro com o Brasil ocorre devido à situação das emissoras. Nenhum outro canal de televisão aberta tem cacife para disponibilizar mais de R$ 1 bilhão para gastar com futebol. Por isto, a Rede Globo tem sempre a prioridade para negociar as cotas de transmissões com os clubes brasileiros.