icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
12/06/2014
14:16

Não é exagero dizer que os olhos do mundo estarão voltados para Itaquera na tarde desta quinta. Além das quase 63 mil pessoas que estarão na Arena Corinthians para a abertura da Copa do Mundo, um bilhão de pessoas ao redor do planeta devem acompanhar um dos maiores espetáculos da terra. O duelo entre Brasil e Croácia será transmitido para 200 países.

Mas a festa não se resumirá a 90 minutos. A celebração começa às 15h15, com a festa de abertura, que trará elementos da cultura brasileira e um show com Pitbull, Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Olodum. Juntos eles cantarão “We Are One”, música tema do Mundial.

Além deles, mais de 600 artistas participarão do espetáculo, a maioria alunos de escolas de dança, de circo ou fábricas culturais.

Os detalhes do cerimonial são mantidos em segredo a sete chaves pela Fifa, que revelou apenas que “cada um dos tesouros do Brasil será representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central ‘viva’, feita com lâmpadas de led. Por fim, usando um exoesqueleto, uma pessoa paraplégica vai se levantar da cadeira de rodas, caminhar por 25 metros no campo e dar o pontapé inicial na Copa.

Por toda essa festa, a Fifa pede para que os torcedores cheguem cedo ao estádio, cujos portões serão abertos às 13h. A maior preocupação é com a mobilidade urbana.

Por conta do evento, São Paulo montou um esquema especial de transporte e trânsito para esta quinta, apesar de a maioria das empresas terem liberado os funcionários de suas atividades. A recomendação é para que os torcedores deixem os carros na garagem e sigam para Itaquera de trem ou metrô. Não haverá bolsões de estacionamento ao redor do estádio, e diversas ruas e avenidas serão interditadas.