Stan Wawrinka

USTA

TÊNIS NEWS
09/09/2016
23:03
Nova York (EUA)

Um match-point abaixo para Daniel Evans na terceira rodada para vaga na final na noite desta sexta-feira no US Open pela primeira vez em sua carreira. Stan Wawrinka, terceiro do mundo, vai brigar por seu terceiro título de Grand Slam neste domingo contra Novak Djokovic.

O suíço superou o vice-campeão de 2014 e algoz de Andy Murray, o japonês Kei Nishikori, sétimo colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 4/6 7/5 6/4 6/2 após 3h07min na úmida Nova York com temperatura acima dos 30º C e umidade perto dos 90%.

Wawrinka, que tinha duas semifinais nos Estados Unidos, uma ano passado perdendo para Roger Federer, vai brigar por seu terceiro título de Grand Slam em sua terceira final. Ele foi campeão do Australian Open em 2014, de Roland Garros em 2015 batendo justo seu rival da decisão de domingo às 17h, Djokovic, o número 1 e atual vencedor do torneio.

Wawrinka venceu suas dez últimas finais disputadas na carreira. Ele perdeu 19 dos 23 jogos contra Djokovic. Em Majors são quatro vitórias do sérvio e duas de Stan, dos seis jogos, quatro terminaram no quinto set.

O jogo

Nishikori entrou igual a um reloginho, dominando os pontos, mexendo bastante WAwrinka, conseguiu a quebra cedo e sustentou até fechar por 6/4.

Ele abriu 2/0 no segundo, mas Wawrinka afiou a esquerda e direita, igualou em 2/2 e foi levando saque a saque até ter uma chance de quebra e de set-point errando backhand. No 6/5 ele foi pra cima com a direita, quebrou e fechou o set por 7/5 igualando o jogo. Apontou pra cabeça em menção ao forte mental.

Na terceira etapa Stan abriu 4/1 diante de um cansado Nishikori. Tudo caminhava para fácil vitória do suíço, mas Nishikori aproveitou uma brecha, devolveu a quebra, o teto retrátil se fechou por conta da chuva e ele igualou em 4/4. Stan salvou break em pontaço, confirmou o saque, foi pra cima, quebrou e fechou o set por 6/4.

Na quarta parcial, Wawrinka abriu 3/1, viu Kei devolver a quebra, mas não esmoreceu, quebrou abrindo 5/2 e jogou muito para liquidar por 6/2.