Thiago Wild

Bruno Rocha

TÊNIS NEWS
17/10/2016
00:42
Salvador (BA)

A segunda-feira marca a abertura da chave principal masculina e feminina da 32ª edição do Bahia Juniors Cup no Clube Bahiano de Tênis, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre, terceiro maior do Brasil na temporada com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.



Na categoria principal, que conta pontos Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, serão 26 partidas válidas pela primeira rodada iniciando às 9h30 (10h30 no horário de Brasília) com destaque para o segundo favorito, o paranaense Thiago Wild, tenista de 16 anos que enfrenta Gabriel Ciro da Silva em torno das 18h30 na programação noturna do torneio.

"A quadra tá boa, não tá rápida, também não está lenta, gostei. A bola é bem lenta, gosto de mais rápida, mas vamos que vamos em busca de um bom resultado aqui", disse Wild que realizou seus primeiros treinos neste domingo. Ele é o segundo favorito ao troféu e está entre os 150 melhores do mundo com apenas 16 anos.

Wild foi campeão do BNP Paribas Cup, um dos principais torneios até 14 anos do mundo com final em Roland Garros disputando a decisão embaixo da Philippe Chatrier, quadra central que consagrou Gustavo Kuerten com o tricampeonato em 1997, 2000 e 2001. Depois ergueu a taça em frente à Torre Eiffel. Wild também fez quartas de final na Copa Gerdau, em Porto Alegre (RS), um dos nove maiores eventos do mundo e no tradicional Astrid Bowl, em Charleroi, na Bélgica.

Mateus Alves, pupilo do ex-top 100 profissional, Thiago Alves, e quinto favorito, também faz sua estreia diante do americano Kiev Moores não antes das 15h30.

"Ouvi falar muito bem das quadras e reforma que foi feito pro ano passado, não consegui jogar, mas vim esse ano pra jogar 18 mesmo tendo 15 anos . A estrutura está bem boa, tudo é muito perto o que facilita pros jogadores", disse Mateus.

Outros importantes jogos são do pernambucano João Lucas Reis, cabeça de chave 3, contra o qualifier Matheus Leite não antes das 17h e o duelo entre o quinto favorito, Lucca Takeda diante de Gabriel Bugiga em torno das 12h.

No feminino a brasileira Ana Paula Melilo vai tentar surpreender a boliviana segunda favorita, Daniela La Fuente. A principal favorita, Thaísa Pedretti, 64ª do mundo, joga apenas na terça-feira contra Raissa Wagner. A baiana Maria Menezes enfrenta a britânica Erika Dodridge também na terça-feira. Ela faz seu primeiro torneio na categoria principal. Com apenas 13 anos, Maria, que treina no Clube Bahiano de Tênis com Duda Catharino, vem do bicampeonato da Copa Guga Kuerten.

Baianos estreiam na categoria 14 anos - O baiano Gustavo Schwebel faz sua estreia em torno das 15h30 na categoria 14 anos diante de Andrey Rodrigues. arthur Chagas joga às 12h30 contra Pedro Sodré e Lucas Almeida encara João Pedro Timotio. A categoria conta pontos pro ranking Sul-Americano.

Natan Rodrigues, que vai jogar o Le Mondial Lacoste com oito dos melhores do mundo e torneio paralelo ao ATP World Finals, em Londres, que contará com Novak Djokovic, Andy Murray e outras feras do profissional, saiu de bye na primeira rodada dos 16 anos e estreia apenas na terça ou quarta-feira. Natan é o atual campeão de 14 anos do Bahia Juniors Cup.

Os jogos das categorias 14 e 16 anos largam às 8h30 (9h30 de Brasília).

São cerca de 230 tenistas disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Sete brasileiros se garantem na chave pelo quali - O domingo foi o dia para o final do qualificatório e sete brasileiros garantiram vaga na chave principal da categoria mundial, três do masculino mais três no feminino. O argentino Nathan Bianco foi o único estrangeiro ao bater João Gianella por 6/3 6/4 e garantir sua passagem. Nos demais, Marcello Ferreira, Matheus Ferreira Leite e Pedro Cordeiro se garantiram no masculino e no feminino Júlia Tozzi, Alice Marques Maria Alice Vieira se classificaram.

Resultados deste Domingo - Final do Quali:

Masculino

(3) Marcello Moreira (BRA) 2x1 Gabriel Ferreira (BRA) 5/7 6/1 6/2

(5) Natan Bianco (ARG) 2x1 (4) João Gianella (BRA) 6/3 6/4

Matheus Ferreira Leite (BRA) 2x0 (6) Antonio Pruner (BRA) 6/4 6/3

(8) Pedro Cordeiro (BRA) 2x1 João Okano (BRA) 4/6 6/2 6/3

Feminino

(2) Julia Tozzi (BRA) 2x0 Stella Chianello (BRA) 6/0 6/4

Alice Marques (BRA) 2x0 Lorena Novais (BRA) 6/4 6/4

Brenda Teixeira (BRA) 2x1 Isabella Sarquis (BRA) 2/6 6/1 6/0

Confira a programação da categoria principal desta Segunda-Feira (17/10) no Horário de Salvador (BA):

9h30 - (3) Paula Baranano (ARG) x Mariana Correa (BRA)

(7) Georgia Gulin (BRA) x Lara Isis (BRA)

Thassane Abrahim (BRA) x Mariana Borges (BRA)

(8) Maia Guilhermina (ARG) x Brenda Teixeira (BRA)

A Seguir -

Kathleen Percegona (BRA) x (6) Nathalia Wolf (BRA)

Julia Tozzi (BRA) x Andressa Gomes (BRA)

Rebeca Silva (POR) x Nalanda Teixeira (BRA)

Kelly Araújo (GBR) x Erika Cheng (BRA)

12h30 -

Ana Paula Melilo (BRA) x (2) Daniela La Fuente (BOL)

Alice Marques (BRA) x (5) Maria Corado (GUA)

Dakota Fordham (EUA) x Nicole Beidacki (BRA)

Marcelo Moreira (BRA) x Karl Heinrichs (BRA)

A Seguir -

Gabriel Bugiga (BRA) x (5) Lucca Takeda (BRA)

(8) Ezequiel Santalla (ARG) x Guilherme Dizin (BRA)

Bruno Pessoa (BRA) x Armando Ferreira (BRA)

Bruno Caula (ARG) x Paulo Santos (BRA)

15h30 -

Vinicius Feijão (BRA) x Lucas Cruz (BRA)

Kiev Moores (EUA) x (5) Mateus Alves (BRA)

Ana Luiza Cruz (BRA) x Maria Alice Vieira (BRA)

Luiz Eduardo Santos (BRA) x João Gianella (BRA)

17h -

(3) João Luas Reis (BRA) x Matheus Ferreira (BRA)

Igor Gimenez (BRA) x Felipe Acosta (ARG)

Christian Oliveira (BRA) x Natan Bianco (ARG)

Pedro Cordeiro (BRA) x Diego Padilha (BRA)

A Seguir -

(2) Thiago Wild (BRA) x Gabriel Ciro (BRA)

João Ferreira (BRA) x Arthur Barnabe (FRA)

O Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos co Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Mais informações, programações, chaves e fotos no site do torneio http://www.bahiajuniorscup. com.br . Mais Fotos em alta resolução solicitar por email ou pelos contatos abaixo.

Serviço:

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 - Graça - Salvador (BA)

Entrada Gratuita

Qualifying: 15 e 16 de Outubro

Chave Principal: 17 até 22 de Outubro a partir das 8h30

Finais previstas para 9h ou 10h no Sábado