Serena Williams já possui quatro medalhas de ouro olímpicas

Serena Williams (Foto: Mike Ehrmann/Getty Images/AFP)

TÊNIS NEWS
23/06/2016
18:24
LONDRES (ING)

Principal favorita em mais um Grand Slam, a americana Serena Williams, prestes a entrar em mais uma defesa de título de Major, concedeu uma entrevista falando de sua longeva e bem-sucedida carreira, dizendo-se surpresa com tudo que já alcançou.

“Nunca pensei que venceria 21 títulos de Grand Slam. Nunca pensei que eu seria esta jogadora. Eu só pensava em ganhar o US Open, mais alguns Grand Slams, e ver o que aconteceria”.

Com apenas um título neste ano, conquistado em Roma – ela perdeu na final de Melbourne e Roland Garros, para Angelique Kerber e Garbiñe Muguruza, respectivamente -, Serena não tem tempo para lamentar a derrota em em Paris.

“Definitivamente sou sempre uma forte concorrente (aos títulos de Majors), mas, com Roland Garros e Wimbledon sendo tão próximos (os dois torneios são separados por apenas 22 dias), você nunca tem muito tempo para pensar (no jogo contra Muguruza)”, explicou.

O fato é que o Major inglês começa na próxima segunda-feira e será a quarta tentativa da americana para igualar o absoluto recorde da alemã Steffi Graf: 22 troféus de Grand Slam. Os dois vice-campeonatos em 2016 e a frustrante derrota para Roberta Vinci na semifinal do US Open 2015, quando tentava, além de empatar com Graf, ganhar os quatro Slams numa só temporada – algo que somente a própria Graf fez, em 1988 -, levaram críticos a especular sobre um possível impacto negativo da expectativa pelas marcas na cabeça de Williams, algo que ela rechaça.

“Durante toda minha vida, meu foco foi jogar bem e vencer Grand Slams, fazer o melhor que posso. Nunca passou pela minha cabeça que eu ficaria a ponto de igualar o recorde de Steffi Graff. Tem sido uma experiência interessante para mim, já é muito legal ter essa oportunidade”, afirmou.

O futuro é incerto para Serena. Com 34 anos, ela é a segunda jogadora mais velha a estar no top 100, atrás apenas de sua irmã, Venus, que recentemente completou 36. Rumores sobre aposentadoria são frequentes, principalmente por causa de seu problema no joelho. Em outubro, completar-se-ão 21 anos de sua primeira aparição num torneio da WTA, quando, com apenas 14 anos de idade, ela foi derrotada no qualifying do WTA de Montreal, no Canadá. Sobre retirar-se, Serena foi pragmática, sem dar uma data ou um veredito.

“Não posso falar sobre isso, não sei quando será o fim”.

“Nunca pensei em estar jogando nesta idade (34 anos). Não vejo um jogo de despedida (neste momento), mas obviamente ele virá. Sinto que, quando eu acordar e não sentir mais paixão (pelo tênis), saberei que já estou saturada (da vida no esporte)”, finalizou.