TÊNIS NEWS
25/04/2016
10:07
Rio de Janeiro (RJ)

A sede olímpica do tênis na Barra da Tijuca segue com problemas na iluminação e na pintura da quadra. O presidente da ITF reclamou na última semana e o Comitê da Rio-2016 reconheceu e afirmou que tudo ficará pronto, em cima do laço.

Presidente da ITF, David Haggerty, reclamou, em entrevista na Suíça ao Sportaccord na semana passada, que a iluminação artificial ainda não havia sido completada assim como a pintura não havia sido trocada. O evento-teste foi realizado em dezembro e quase cinco meses depois pouco foi feito. Rodrigo Garcia, chefe de operações dos Jogos, admitiu o atraso de dois meses por conta de greve e paralisação, mas afirmou que tudo estará certo pros Jogos que largam em 5 de agosto. Uma nova visita da ITF será feita agora em maio e a iluminação nova será testada.

"Logo no começo do mês que vem, ele (presidente da ITF) vai estar aqui com a gente. No final desse mês, a gente tem um outro representante de tênis aqui também. O monitoramento das instalações é feito quase que diariamente não só pela equipe do Rio 2016 como pelo Comitê Olímpico Internacional, e pelas próprias Federações Internacionais", afirmou Rodrigo sem colocar a iluminação como grande preocupação", disse Rodrigo ao Globoesporte.com.

"Em relação à iluminação, o que houve foi um desencontro de informação. A iluminação que está lá e a iluminação que a gente vai utilizar durante os Jogos. Estou falando da arena principal, que foi a grande preocupação da Federação Internacional. A gente não utilizou durante o evento-teste porque ainda não estava no ajuste necessário e a gente não entendia que era necessário naquele momento. Depois do evento-teste, a Federação Internacional reclamou que gostaria que tivesse sido feito um teste com a iluminação. A gente vai fazer isso agora. Então a gente não vê isso como um grande problema. Tem, sim, trabalho a ser feito. A gente sabe que a obra parou durante um tempo. A gente vem trabalhando com a prefeitura e os órgão que estão administrando as obras. Existe uma nova empresa assumindo todo o trabalho que foi deixado para trás. A gente tem recebido um cronograma que atende à demanda dos Jogos. Vai ser entregue num cronograma que atende à nossa expectativa, podendo ainda fazer alguns ajustes operacionais muito próximos dos Jogos, mas sem grande risco."

Rodrigo apontou que a quadra será repintada no prazo. Foi outra reclamação apontada pelos atletas principalmente pela cor de fundo de quadra e para os fãs que assistiram a partida pela televisão sem conseguir ver a bola: "A gente tem alguns esportes que não tem problema e que a Federação Internacional não coloca restrição. Mas mesmo o tênis a gente ainda vai fazer alteração na área de competição. Vocês devem ter escutado sobre a cor da quadra. Ainda não foi repintada."

As cores da arquibancadas estão sendo trocadas e a mesma, que tem 10 mil somente na quadra central, está ganhando cores novas: "A própria arquibancada ainda não está finalizada. Foi feita uma alteração na cor dos assentos. Tudo isso foram respostas e feedback que a gente recebeu dos atletas e da Federação que a gente ainda está fazendo uma alteração em algumas instalações. Mas, sim, em algumas instalações a gente abre para a equipe brasileira. A gente tem uma semana de treinos aqui na canoagem slalom, que á aberto a todos os atletas. Quem quiser vir, vem porque já é um acordo com a Federação Internacional que solicita um número x de dias."