Rafael Nadal

Rafael Nadal (Crédito: BNP Paribas Open)

TÊNIS NEWS
20/04/2016
13:01
BARCELONA (ESP)

O espanhol Rafael Nadal, 5º da ATP e campeão do Masters 1000 de Monte Carlo no último domingo, manteve a boa fase e bateu o compatriota Marcel Granollers, 50º, tenista que nasceu e mora em Barcelona, na estreia do ATP 500 de Barcelona, no saibro. O jogo teve o placar de 6/3 e 6/2, em 1h31min.

O jogo começou eletrizante. Granollers entrou com a estratégia de ser muito agressivo, abusando de curtinhas e idas à rede, enquanto Nadal tentava manter o jogo nas trocas de bolas que lhe dariam vantagem. Os dois primeiros games demoraram incríveis dezoito minutos e tiveram nove break points, com os tenistas cometendo muitos erros não forçados. Ambos acabaram em quebras, depois de Marcel iniciar tomando o saque do ‘Touro Miúra’ após quatro oportunidades e Rafa precisar de uma a mais, no segundo game.

Rafa confirmou o game seguinte, então, e quebrou o saque de Marcel no quarto, após o tenista de Barcelona, que jogava em casa, cometer duas duplas faltas. Os quatro primeiros games demoraram impressionantes trinta minutos.

Depois, o jogo entrou na normalidade esperada: Nadal passou a dominar as ações e Granollers, sob pressão, se mantinha como podia na partida. Ele salvou dois break points no sexto game, servindo em 1/4, mas não foi capaz de evitar a derrota por 6/3, em 54 minutos.

A segunda parcial começou com uma quebra de saque por parte de Nadal, que atacou bastante Granollers e contou com um erro do 50º colocado, após afundar bastante os golpes no 0/40.

O 5º do ranking continuou jogando muito bem, apesar de perder três break points no terceiro game e ter que buscar um 0/30 no quarto, quando cometeu dois erros bobos, mas voltou no game e fez 3/1.

Depois disso, os dois tenistas confirmaram seus saques mais uma vez e, no sétimo game, com Granollers sacando em 2/4, o catalão cometeu uma dupla falta e erros não forçados, cedendo um 15/40 que eventualmente se transformou em uma quebra na segunda chance. 5/2

Então, o dono de quatorze Grand Slams serviu bem no oitavo game da segunda etapa, chegando a dois match points após chegar à rede numa boa direita e matar no voleio. Na segunda oportunidade, Granollers forçou uma curta ruim, dando de graça o último ponto da partida para Rafa.

Nas oitavas de final, Nadal enfrentará o também compatriota Albert Montañes. O veterano de 35 anos conseguiu uma boa vitória sobre o português João Sousa, 34º da lista masculina e 14º favorito, por 6/1 e 6/3.