Tênis News
04/11/2016
20:54
Paris (França)

O escocês Andy Murray, vice-líder do ranking da ATP, deu um passo importantíssimo para se apoderar o posto de número um do mundo ao vencer o tcheco Tomas Berdych, 11º do mundo, e se garantir na semifinal do Masters de Paris-Bercy.

Murray entrou em casa ciente da derrota de Novak Djokovic para o croata Marin Cilic e sabendo também que para chegar pela primeira vez na carreira ao topo do ranking dependia apenas de si e mais duas vitórias. A primeiro veio após 1h57 em duelo complicado contra Berdych que ficou definido pelo placar de 7/6 (9) 7/5 tendo convertido sete aces contra oito do tcheco, que cometeu seis duplas-faltas contra três do escocês, que bateu 20 bolas vencedoras contra 26 do tcheco, que cometeu 35 erros não-forçados contra 26 de Murray.

O primeiro set foi duro, nenhum dos tenistas sequer teve chance de quebrar o saque um do outro e variando entre algumas jogadas bonitas e erros, os tenistas se encaminharam para o tiebreak. Ali, o tcheco foi firme, conquistou três mini-quebras abriu 6/1 no placar, mas bobeou, viu o escocês se aproximar no placar, mas ceder um sexto setpoint em dupla-falta, prontamente desperdiçado pelo tcheco em erro com backhand. Berdych ainda teve um sétimo setpoint, também desperdiçado em erro, uma dupla-falta. Murray não teve piedade, e aproveitou o único setpoint que teve.

Tenso pelo primeiro set, Berdych abriu a segunda etapa oscilando, foi quebrado no primeiro game e após ver o rival abrir 2/0 passou a correr atrás do prejuízo. O jogo seguiu com o tcheco sacando firme para confirmar rapidamente, assim como Murray, que com a vantagem vacilou no décimo game, foi quebrado e precisou reagir, conquistar nova quebra em erro do tcheco no décimo primeiro game e sacar para o jogo, o fechando, mesmo após Berdych salvar match-points.

Na semifinal em Paris, Murray encara o canadense Milos Raonic, que bateu o local Jo-Wilfried Tsonga por 6/2 7/6 (4).

Para chegar ao poso de líder do ranking da ATP, Murray precisa vencer sua partida de semifinal.