Vitória do brasileiro Thiago Monteiro no Aberto do Rio

Thiago Monteiro (Foto: Luiz Pires/FOTOJUMP)

TÊNIS NEWS
08/05/2016
13:38
AIX-EN-PROVENCE (FRA)

O brasileiro Thiago Monteiro, 189º da ATP, sensação do tênis brasileiro desde que derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga, no Rio Open, e desde então acumulou grandes vitórias, é o grande campeão do Challenger de Aix-en-Provence, na França.

Ele bateu, na final, o argentino Carlos Berlocq, 147º,de 33 anos, ex-número 37 do ranking, por 4/6, 6/4, 6/1, em 2 horas de partida.

Com o resultado, Thiago, que enfrentara Tsonga ranqueado como 338º da lista masculina, dá um salto extraordinário de 43 posições no ranking, pulando para a 146ª posição. Os melhores rankings da carreira estão sendo batidos frequentemente e sonhar com o top 100 não parece nenhum absurdo, se levarmos em conta o nível de jogo que vem sendo apresentado pelo tenista.

O JOGO

Thiago começou a partida muito bem, quebrando o saque do adversário e abrindo 4/1. No entanto, Berlocq voltou no set, quebrou o cearense duas vezes e viu-se com o serviço na mão, em 5/4, para levar a primeira parcial. Ele finalizou com sucesso, abrindo 1x0.

Na segunda etapa, Thiago sacou muito bem, vencendo 20 dos 25 pontos disputados em seus games. O brasileiro teve três chances não aproveitadas para tomar o saque do argentino. Na quarta, por outro lado, com o veterano servindo em 4/5 e vantagem contra, Monteiro concretizou a quebra e venceu o set, empatando o jogo.

A terceira parcial começou mal para o brasileiro. Carlos abriu 0/40 logo no primeiro game, e, na segunda oportunidade, quebrou Thiago.

Mas Thiago Monteiro provou diversas vezes que é guerreiro, e aquele seria o último game perdido por ele. O cearense mudou de lado, devolveu a quebra, virou o jogo e embalou, tomando o saque de ‘Charly’ mais duas vezes, vencendo todos os games restantes e cravando seu primeiro título de Challenger na carreira.