Genebra foi escolhida para sediar as finais da Fed Cup e da Copa Davis 2018

Rio de Janeiro pleiteou receber apenas a Copa Davis

Copa Davis
Copa Davis (Foto: AFP)

Escrito por

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou que a reunião de seu Conselho realizada ontem em Frankfurt, na Alemanha, elegeu a candidatura de Genebra, na Suíça, para receber a primeira edição das finais combinadas da Fed Cup e da Copa Davis.

Os dois maiores torneios entre nações do tênis feminino e masculino terão a partir de 2018 finais com sede fixa, sem a mobilidade de um dos finalistas receber o confronto em casa.

A ideia da ITF é realizar um evento em conjunto na final, ampliar as receitas e re-investi-la no desenvolvimento do esporte.

A Arena Palexpo de Genebra foi escolhida numa eleição que aconteceu contra as cidades de Copenhague (Dinamarca), Miami (EUA), Istambul (Turquia), Turim (Itália) e Wuhan (China). De acordo com a ITF, as seis cidades finalistas da eleição apresentaram um proposta global para a realização conjunta dos dois eventos, visando que desta maneira atrairia maior público e tornaria-se mais interessante para patrocinadores e emissoras de TV em todo o mundo.

Ainda de acordo com a ITF, mais de 20 cidades do mundo apresentaram interesse em sediar o evento. Entretanto não divulgou o nome das demais 14.

Vale lembrar, que na última sexta-feira, em entrevista ao programa Mariana Godoy Entrevista, o Ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, deixou escapar que para ativar o Centro Olímpico de Tênis o Rio de Janeiro estava lutando para sediar "a final da Copa Davis 2018" e provavelmente por ser apenas focada na Davis, a candidatura carioca ruiu.

A ITF também explicou que seu Conselho receberá comentários dos Comitês da Copa Davis e Fed Cup sobre o formato potencial do evento que também poderia incluir as semifinais do Fed Cup, o que permitiria que o Grupo Mundial Fed Cup expandisse de oito para 16 equipes.

O formato tradicional de casa e de distância continuará para todas as outras rodadas das competições.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter