Irmãos Andy e Jamie Murray na Copa Davis em Ghent. Crédito: Paul Zimmer

Irmãos Andy e Jamie Murray  tentam manter a hegemonia da Copa Davis a partir desta sexta (Foto: Paul Zimmer)

LANCE!
03/03/2016
17:06
São Paulo (SP)

A Copa Davis, tradicional torneio entre países no tênis, protagoniza alguns paradoxos. Por exemplo: é possível que os atuais “números um”, na verdade, sejam os “números dois”? A resposta pode ser vista nesta sexta-feira, na estreia da Grã-Bretanha na competição, já que os irmãos Andy – vice-líder do ranking mundial de simples – e Jamie Murray – vice nas duplas –, entram em quadra contra o Japão.

Atuais campeões, os britânicos recebem os japoneses em Birmingham, a partir das 10h (de Brasília). No primeiro duelo, Andy defende uma invencibilidade de 13 jogos seguidos na Copa Davis contra Taro Daniel, o número 2 do Japão. Na sequência, o astro Kei Nishikori encara o local Daniel Evans.

O embate ainda prossegue neste sábado, com o jogo entre as duplas, e se encerra no domingo, com as duas últimas partidas em simples.

No ano passado os britânicos garantiram o décimo troféu na competição entre seleções contando com a força “dos Murray”. Isso porque, dos 18 jogos feitos pela Grã-Bretanha até o título, Andy foi responsável por oito vitórias em simples, além de três nas duplas, ao lado de Jamie.

Assim, as vitórias britânicas nas quartas contra a França (3 a 1), semifinal contra a Austrália (3 a 2) e decisão contra a Bélgica (3 a 1), contaram apenas com triunfos dos Murray.

– Uma das razões pelas quais estou aqui nesse ano é porque eu realmente quero tentar conquistar o título de novo. Nunca pensei que pudéssemos fazê-lo, mas quando conseguimos era como: por que não podemos fazer de novo? – disse Andy.

E a fase dos irmãos não deixa dúvidas que eles podem repetir o feito. Andy é o atual vice do Aberto da Austrália, e soma seis vitórias e um revés no ano, enquanto Jamie levantou o mesmo troféu com Bruno Soares (tem 13 triunfos e três derrotas).

O objetivo dos irmãos, agora, é um só: deixar o “vice” apenas no ranking e, quem sabe, levar a Grã-Bretanha ao seu 11 título na Davis.

Confira todos os duelos da primeira rodada da Copa Davis em 2016:
Partidas acontecem entre esta sexta-feira e domingo:

Grã Bretanha (mandante) x Japão - piso duro
Sérvia (mandante) x Cazaquistão - piso duro

Suíça x Itália (mandante) - piso de saibro
Argentina x Polônia (mandante) - piso duro


França (mandante) x Canadá - piso de saibro
República Tcheca x Alemanha (mandante) - piso duro

Estados Unidos x Austrália (mandante) - piso de grama
Croácia x Bélgica (mandante) - piso de saibro