Nadal

Nadal (Foto: MARWAN NAAMANI/AFP)

TÊNIS NEWS
08/02/2016
14:53
Madri (Espanha)

Presidente do COE, Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco declarou ao jornal Libertad Digital que quer Rafael Nadal como o porta-bandeira da Espanha no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam em agosto.

"É um ano especial para nós, mas o importante é o caminho. A forma de competir, como chegamos até aqui. Vivimos de uma forma diferente já que sem os três anos anteriores não exisitiria este", apontou.





Sobre a escolha do porta-bandeira do país, ele disse: "Decidimos junto com as federações olímpicas e este ano vamos confirmar em março e seja quem seja será um atleta que assombrará o mundo, mas eu creio que há um atleta que deveria ser o porta-bandeira e ele se chama Rafa Nadal. Eu gostaria que fosse ele, mas precisamos esperar a normativa que vai até o fim de maio. Ele seria o porta-bandeira em 2012 em Londres, mas se lesionou. Nadal fez muitíssimo pelo esporte espanhol e uma forma de compensar isso a um desportista que foi campeão olímpico, mas isso quem tem que ser decidido pela junta nominativa ali pelo fim de março."

Alejandro informou que o sistema espanhol normalmente vai pelo número de medalhas de ouro e depois as seguintes e número de participações, mas faz ressalva pelo campeão olímpico em Pequim: "Quando há um atleta como Rafa creio que o esporte espanhol reconhece ele".

Alejandro espera equiparar os 280, 300 atletas dos últimos jogos da equipe espanhola e afirma estar em contato com dirigentes para informar aos médicos da delegações sobre que medidas tomar diante da epidemia do vírus zika que só aumenta no Brasil e no Rio de Janeiro.