Roger Federer

Roger Federer (Crédito: Peter Staples/ATP World Tour)

TÊNIS NEWS
15/06/2016
12:26
HALLE (ALE)

O suíço Roger Federer, 3º do ranking mundial, estreou com tranquilidade no ATP 500 de Halle, na Alemanha, disputado sobre o piso de grama e que distribui 1,7 milhão de euros em prêmios. Em pouco mais de uma hora, ele bateu o local Jan-Lennard Struff, 88º, e está nas oitavas de final.

A partida teve o placar de 6/4 e 7/6(3) e durou 1h13min. Na próxima fase, o suíço enfrenta o tunisiano Malek Jaziri, 64º, que superou o lituano Ricardas Berankis, 56º, por 7/5 e 6/4.

Federer tenta alcançar o nono título em Halle, o que faria-o se juntar a seu arquirrival Rafael Nadal como os únicos jogadores a alcançar tal feito num torneio da ATP. O espanhol tem nove troféus tanto em Roland Garros quanto no Masters 1000 de Monte Carlo.

O JOGO
Mais uma vez, o confronto foi um típico jogo de dois sacadores na grama: saques potentes e poucas oportunidades para os devolvedores. O primeiro set só viu uma brecha no sétimo game, quando Struff não sacou de forma arrebatadora e errou muitas bolas, cedendo break points ao suíço. No segundo, o número 3 do mundo ficou no ponto e forçou o erro do oponente em contra-ataque de direita. A quebra foi suficiente para Roger administrar a etapa e marcar um fácil 6/4, em apenas 29 minutos.

A segunda parcial foi um pouco mais difícil no saque. Para Struff. Depois de um espectador passar mal e precisar ser retirado das arquibancadas no meio do primeiro game, paralisando a partida por pouco menos de dez minutos, o anfitrião teve dificuldades no 2/2, no 5/5 e, especialmente, no nono game. Sacando em 4/4, ele abriu 40/0, viu o top 5 empatar, cometeu dois erros e precisou salvar mais dois break points, até tirar da cartola mais dois grandes serviços e manter-se ilibado no set. Federer, por sua vez, exibia facilidade espantosa em seus games. Com isso, os jogadores foram ao tiebreak.

Nele, Jan-Lennard cometeu uma dupla falta logo no primeiro ponto. Novamente, foi o que Roger precisou para transitar tranquilo pela decisão da parcial e fazer 7/3, depois de obter outra miniquebra em 2/5. Uma calma primeira rodada para Roger Federer.