Bruno Soares e Jamie Murray campeões em Sydney

Bruno Soares e Jamie Murray (Crédito: Divulgação)

TÊNIS NEWS
23/10/2016
18:13
VIENA (AUT)

O mineiro Bruno Soares, 2º colocado no ranking mundial de duplas, volta à sua parceria fixa com o britânico Jamie Murray e disputa, nesta semana, o ATP 500 de Viena, na Áustria, onde são os principais favoritos ao título. Na estreia, Soares/Murray enfrenta os americanos John Isner e Scott Lipsky.

O também mineiro Marcelo Melo, 7º colocado, que anunciou o fim da parceria com o croata Ivan Dodig, se junta ao polonês Lukasz Kubot, e tem como primeiro desafio o americano Nicholas Monroe e o neozelandês Artem Sitak.

A dupla anglo-brasileira, vice-líder do ranking, aparecerá no ranking da temporada 2016, amanhã, 155 pontos atrás dos primeiros colocados, os franceses Nicolas Mahut e Pierre Hugues-Herbet. Como estes não disputam um torneio juntos na semana, a semifinal em Viena, que dá 180 pontos, é o suficiente para o mineiro se tornar número um do mundo pela primeira vez na carreira. O caminho, porém, não é fácil, já que, nas quartas de final, os bicampeões de Grand Slam (Australian Open e US Open 2016) podem encontrar o croata Mate Pavic e o austríaco Alexander Peya, seu parceiro por três anos e meio, até o final de 2015.

No ranking individual de duplistas, quem lidera é Mahut, com 7820, enquanto Bruno está na segunda posição, com 7660. Apesar da pequena diferença de 160 pontos, não é possível que o mineiro ultrapasse o europeu, porque ele defende 500 pontos na semana, referentes ao título do ATP da Basileia, na Suíça, de 2015, e irá, no máximo, defender sua pontuação atual, permanecendo com o mesmo número. Mahut, por sua vez, não defende pontos – só pode somar, portanto - e disputa o torneio suíço ao lado do também compatriota Edouard Roger-Vasselin. Herbert optou por focar na simples nesta semana e disputa o Challenger de Budapeste, onde é o cabeça de chave número um.