Eugenie Bouchard não conseguiu conter Kvitova em Wimbledon (Foto: Andy Rain/AFP)

Eugenie Bouchard na final em Wimbledon (Foto: Andy Rain/AFP)

Tênis News
05/01/2016
17:43
Rio de Janeiro (Brasil)

A jovem canadense Eugenie Bouchard, ex-top 5 e atual 49ª, será a grande estrela da chave feminina do Rio Open, torneio com premiação de US$ 250 mil sobre o piso de saibro. Teliana Pereira será a grande favorita do evento em novembro.

Vice-campeã de Wimbledon em 2014, Bouchard acertou sua vinda ao torneio carioca na última hora. Bouchard será o nome de maior "impacto" da chave feminina das três edições do Rio Open. O torneio, que acontece em paralelo com o WTA Premier de Dubai ou de Doha, não atrai as grandes estrelas por ser no saibro, piso diferente da sequência do calendário no piso rápido de Indian Wells e Miami, e na América do Sul, que fica distante.

Na edição 2015 o torneio contou com a presença da também ex-top 5, a italiana Sara Errani, que levou o título, mas tem "apelo comercial" bem menor que Bouchard, que foi considerada por especialistas a atleta com maior potencial, de todos os esportes, para o marketing e as vendas.

"A gente vem tentando trazer uma tenista deste calibre desde a primeira edição do Rio Open e agora conseguimos. A Bouchard é o futuro do tênis, joga um tênis de primeiríssimo nível, é nova e com certeza o público verá novamente ela chegando nas finais de Grand Slam. É uma oportunidade única," comentou o Diretor do Torneio, Luiz Procopio Carvalho.

Outro grande nome para a edição 2016 do Rio Open será a italiana Francesca Schiavone. Apesar de não estar entre as top 100 - 114a - ela foi campeã de Roland Garros em 2010 e é uma das jogadoras mais talentosas e criativas do circuito. Tem 6 títulos de WTA e 11 finais, incluindo outra decisão de Roland Garros, a de 2011, ano em que chegou à 4a. posição no ranking mundial.

No total, serão 11 tenistas entre as top 100 e jogadoras de 15 nacionalidades. Karin Knapp (ITA), 51ª. Johanna Larsson (SWE), 56a, Danka Kovinic (MNE), 57a, Christina McHale (USA), 63ª., Polona Hercog (SLO)73ª, Tatjana Maria (GER) 74a., são as oito favoritas ao título, ao lado de Bouchard e Pereira.
Completam a lista Andrea Mitu (ROU), Loudres Dominguez Lino (SPA), Anna Tatishvili (USA), Pauline Parmentier (FRA), Romina Oprandi (SWI), Julia Glushko (ISR), Francesca Schiavone (ITA), Maria Teresa Torro Flor (SPA), Sachia Vickery (USA), Rebecca Peterson (SWE), Marina Erakovic (NZL) e Veronica Cepede Royg (PAR)

A lista da WTA
Teliana Pereira (BRA) - 46ª
Eugeni Bouchard (CAN) - 49ª
Karin Knapp (ITA) - 51ª
Johanna Larsson (SWE) - 56ª
Danka Kovinic (MNE) - 57ª
Christina McHale (USA) - 63ª
Polona Hercog (SLO) - 73ª
Tatjana Maria (GER) - 74ª
Laura Arruabarrena (SPA) 86ª
Andrea Mitu (ROU) 96ª
Lourdes Dominguez Lino (SPA) - 100ª
Anna Tatishvili (USA) - 101ª
Francesca Schiavone (ITA) - 114ª
Pauline Parmentier (FRA) - 120ª
Romina Oprandi (SWI) - 124ª
Julia Glushko (ISR) - 127ª
Maria-Teresa Torro-Flor (SPA) - 128ª
Sachia Vickery (USA) - 129ª
Rebecca Peterson (SWE) - 131º
Marina Erakovic (NZL) - 135ª
Veronica Cepede Royg (PAR) - 141ª