Cueva - Toluca

Meia é canhoto e se destaca pela velocidade e pelos dribles no lado do campo (Foto: Divulgação/Toluca)

LANCE!
02/06/2016
19:44
São Paulo (SP)

O São Paulo anunciou seu segundo reforço para o semestre final de 2016. Trata-se do meia Christian Cueva, de 24 anos, que defendeu o Toluca (MEX) na Copa Libertadores da América. Agora, o mais novo tricolor está nos Estados Unidos para disputar a Copa América Centenário como camisa 10 da seleção peruana. Ele até gravou vídeo para se apresentar aos são-paulinos e assinou contrato até junho de 2020.

- Sou o novo reforço do tricampeão da Libertadores. Quero agradecer os dirigentes pela oportunidade, prometo o máximo esforço para conseguir grandes conquistas, serei a torcida dentro de campo, deixarei meu sangue por esta camisa e esta torcida. Estou orgulhoso por pertencer ao maior do Brasil e fazer parte dessa história. Daqui dos Estados Unidos mando um abraço para você espero estar por aí em breve - avisou, direto da concentração peruana.

Pouco antes do anúncio oficial do São Paulo, o jornal peruano Depor já dava a negociação como certa. Segundo a publicação, paulistas e mexicanos trocaram documentos nos últimos dias, até que Cueva finalizou o acordo direto de terras americanas. Em seguida, o Tricolor publico em seu site uma explicação do diretor-executivo Gustavo Oliveira sobre a contratação, antes mesmo da realização de exames médicos no CT da Barra Funda.

São Paulo agora tem seis estrangeiros no elenco. No Brasileirão, apenas cinco podem ser relacionados, mas Calleri e Wilder devem sair no meio do ano

- A Libertadores é o principal objetivo do São Paulo agora, e o trabalho está voltado para isso. Entretanto, temos que planejar o São Paulo a partir de agosto, e Cueva se integra neste processo. Ele é jovem, de seleção, destacado internacionalmente e cuja as características foram analisadas e aprovadas pelo nosso departamento técnico. Ele tem drible e velocidade - elogiou o dirigente.

Como já disputou a Libertadores, enfrentando inclusive o São Paulo nas oitavas de final, Cueva não poderá reforçar a equipe brasileira na semifinal contra o Atlético Nacional (COL). O peruano, que disputou 45 partidas e marcou seis gols pelo Toluca, será aproveitado por Bauza no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Michel Bastos e Centurión serão seus concorrentes.

Apresentação de Ytalo no SPFC
Ytalo foi o primeiro reforço para o segundo semestre e poderá jogar a Libertadores (Foto: Maurício Rummens/Lancepress!)

No ano passado, ainda com a camisa do Alianza Lima (PER), o atleta já havia disputado a Copa América e marcou até gol sobre a Seleção Brasileira - o time canarinho venceu por 2 a 1 na primeira fase. A boa participação garantiu uma vaga na seleção do torneio continental. 

FICHA TÉCNICA:
Nome completo:
Christian Alberto Cueva Bravo
Data de nascimento: 23/11/1991 (24 anos)
Local de nascimento: Trujillo (PER)
Posição: meia-atacante
Altura: 1m69
Peso: 61 kg

Clubes: Universidad San Martín-PER (2008-12), Universidad César Vallejo-PER (12), Unión Española-CHI (13) Rayo Vallecano-ESP (13-14), Alianza Lima-PER (2014-2015), Toluca-MEX (15-16) e São Paulo (desde 2016)

Títulos: Campeonato Peruano (2008 e 2010) e Campeonato Chileno (2013)