Santos quer aumentar número de jogadores da base no elenco em 2016

Presidente avalia contratações, reconhece erros e acertos e promete mais da metade do elenco em garotos da base no ano que vem. Meta é ter 18 Meninos em um elenco de 33

Garotos do Santos
Gabigol, Thiago Maia e Zeca, ambos da base, foram titulares do Peixe em 2015 (Foto: Ricardi Saibun / Santos FC)

Escrito por

Com 14 contratações em 2015, o Santos montou um time-base para a próxima temporada. Porém, como alguns desses reforços não se adaptaram, o Peixe terá que repor algumas posições.

Por mais que alguns nomes sejam contestados, o que é inquestionável na Vila Belmiro é a categoria de base. E é justamente nos garotos que a diretoria e a comissão técnica querem apostar no ano que vem.

Atualmente, o elenco santista tem 15 atletas oriundos das categorias de base e, segundo o presidente Modesto Roma Júnior, a meta é aumentar esse número em 2016.

– Trabalho com um elenco de 33 atletas, sendo 18 da base. É o nosso pressuposto para 2016 - afirma o presidente em entrevista ao LANCE!.

Para Dorival, alternativas não faltam. Além de poder avaliar atletas que disputarão a Copa São Paulo em janeiro, do sub-20, ele analisa a lista de jogadores que retornam de empréstimo, como são os casos dos atacantes Stéfano Yuri e Lucas Crispim, do zagueiro Jubal, entre outros, que se reapresentam junto do elenco no CT Rei Pelé, no próximo dia 6.

No momento, a prioridade é repor as perdas recentes na zaga e no ataque, com as saídas de Werley e Nilson, reservas imediatos.
Além destes, deixam o Santos o lateral-esquerdo Chiquinho, o atacante Leandro e provavelmente o volante argentino Ledesma.

O atacante Neto Berola, emprestado pelo Atlético-MG, tem contrato até o fim do Campeonato Paulista e chances remotas de ficar.
Outro fator que pesa a favor dos Meninos da Vila, além do vitorioso histórico, é a situação financeira do Alvinegro. A direção do clube prioriza as contratações sem custo.

Como exemplo, o zagueiro Thiago Heleno, que está na mira do Peixe, teve sua negociação paralisada pois seu clube, o Deportivo Maldonado (URU), quer cerca de R$ 800 mil para emprestá-lo por um ano.

Seja em momentos de vitória ou de crise, o Santos está acostumado a apostar em seus jovens talentos revelados em casa. Desta vez, a missão dos Meninos da Vila será um ano “normal”, sem a disputa da Libertadores. Mas a alegria em vestir o manto alvinegro será a mesma.

Dorival Júnior - Santos
Dorival observa os garotos do Peixe (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Confira o bate-bola com Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, ao LANCE!:

Alguns jogadores que chegaram neste ano não deram certo. Precisa mudar o método de buscar reforços ou a forma de contratar?

Existem erros e acertos em todas as contratações. Por isso são 33 jogadores, senão seriam 22 jogadores. Não dá para ter 33 Messis. Tem jogador nível A, B e C.

Mas o que será feito para que menos erros aconteçam?

O que deu errado, deu errado. O que deu certo... o Marquinhos Gabriel deu certo, mas não estamos conseguindo manter. O Nilson deu errado, mas foi válido. Podia ser o herói, foi vilão. Por um segundo. E salvou o Gabriel. Se ele não perde o gol, o culpado era o Gabriel por perder o pênalti.

Quantos reforços exatamente o Santos quer para 2016? Quem está na mira do Peixe?

Tenho em mente alguns jogadores, como o Dorival também tem, mas não tem um número certo. Não vou falar em nomes. De repente chega o Alexandre Mattos (do Palmeiras) e contrata quem a gente quer...

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter