Thiago Ferri
19/10/2017
07:00
São Paulo (SP)

Com 17 gols na temporada, Willian é o artilheiro do Palmeiras de 2017 e com folga - Dudu é o segundo na lista, com 11. Restando dez jogos para o fim do Brasileiro, o atacante tenta ao menos igualar os números de quem ele hoje substitui: Gabriel Jesus, que em 2016 marcou 21 vezes. Nesta quinta-feira, às 20h, contra a Ponte Preta, o goleador deve ser mais uma vez o centroavante do Verdão, que busca a segunda vitória seguida para manter-se no G4.

Willian tem hoje os mesmos 48 jogos que Gabriel Jesus fez na temporada passada, mas já vai bater este número diante da Macaca. O ex-cruzeirense, junto de Róger Guedes, é o segundo jogador com mais partidas pelo Verdão no ano, atrás apenas de Fernando Prass, com 51.

Embora não seja um centroavante de fato, o camisa 29 foi escalado assim no primeiro jogo de Alberto Valentim como interino, já que Deyverson não caiu nas graças da torcida, e Borja não vive bom momento - seu último gol saiu no dia 21 de junho. Desde que Jesus foi embora para o Manchester City (ING), em dezembro, encontrar um jogador para a posição tem sido um problema.

Atacante com mobilidade para sair da área e ajudar também na criação de jogadas (esta também uma arma de Jesus), Willian se destacou com o trio de ataque da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no domingo. Além de ter feito o primeiro gol, depois de iniciar a jogada fazendo o pivô para Keno, o atacante iniciou o lance do terceiro, marcado por Dudu, de cabeça.

São sete gols para ele no Brasileiro, também goleador do Palmeiras na competição - Guerra, com cinco, é seu concorrente mais próximo. Gabriel Jesus marcou 12 vezes na campanha do título do ano passado.

Sem a mesma badalação de Felipe, Guerra ou Borja, Willian se estabeleceu como um dos melhores reforços do Verdão em 2017, assim como Keno. Os dois devem começar jogando a partida contra a Ponte Preta, no confronto com o primeiro treinador da equipe no ano, Eduardo Baptista.

Com 47 pontos, o atual campeão tem uma meta: classificar-se diretamente para a fase de grupos de Libertadores. Por isso, precisa se manter dentro do G4. Para este jogo cerca de 15 mil ingressos foram vendidos até o momento.