Ryan Lochte vira réu por comunicação falsa de crime

Justiça do Rio aceita denúncia contra o americano por episódios durante os Jogos Rio-2016

Ryan Lochte
Ryan Lochte causou polêmica em sua passagem pelo Rio de Janeiro, em 2016 (Foto: AFP)

Escrito por

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público contra o americano Ryan Lochte por comunicação falsa de crime. A pena prevista é de um a seis meses de prisão ou pagamento de multa. A informação foi publicada pelo portal "G1".

O astro e outros três nadadores disseram na época dos Jogos Olímpicos de 2016 que teriam sido assaltados depois de uma festa na capital fluminense. Eles foram desmascarados após as câmeras de segurança de um posto de gasolina mostrarem o grupo depredando o banheiro do local. Eles também agrediram funcionários do estabelecimento. 

Em maio, o MP-RJ refutou a decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, que não entendeu a mentira de Lochte como falsa comunicação de crime, já que ele fez o relato durante uma entrevista a uma rede de televisão americana e não à polícia. O processo havia sido arquivado em julho de 2017.

Lochte foi embora do Brasil sem prestar esclarecimentos, mas, nos Estados Unidos, foi punido por 10 meses longe de competições. Segundo o MP-RJ, "a ação do denunciado trouxe sérias repercussões negativas à imagem do Brasil no exterior, e provocou mobilização e despesas com atos de investigação completamente inócuos, uma vez que não houve o crime de roubo que o denunciado noticiou".

O Superior Tribunal de Justiça ainda terá que decidir se o processo será arquivado novamente ou se continua na Justiça do Rio. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter