LANCE!
05/01/2016
11:57
São Paulo (SP)

Conforme esperado, três times da NFL oficializaram o pedido de relocação para a cidade de Los Angeles, na Califórnia. Curiosamente, as três equipes já atuaram pela localidade: os atuais Oakland Raiders (dono de três títulos de Superbowl), o St. Louis Rams (campeão uma vez) e o San Diego Chargers.

O Rams jogou na cidade da Costa Oeste americana entre 1946 e 1994, mudando para St. Louis, no Missouri, região central dos Estados Unidos. Já o Chargers atuou na Califórnia na temporada de 1960, se mudando para San Diego, que fica no mesmo estado, no ano seguinte.

O Raiders foi a única equipe a ser campeã em Los Angeles. Entre as temporadas de 1982 e 1994 o time jogou na cidade, conquistando o Superbowl em 1983. Antes disso, em 1976 e 1980 garantiu o título ainda em Oakland, cidade para qual retornou em 1995.

"Os pedidos serão revisados nessa semana pela Liga e três comitês que irão se encontrar em Nova York nesta quarta e quinta-feira: os comitês de Oportunidades, Estádio e Finanças de Los Angeles. (...) A relocação de uma franquia requer votos afirmativos de três quartos dos clubes da NFL (24 de 32)", informou a NFL, em comunicado oficial.

Também em nota oficial, o Chargers afirmou que o pedido de mudança se deve à uma tentativa de mais de 14 anos, por meio de nove propostas distintas avaliadas por sete prefeitos, para construir um novo estádio em San Diego. O Rams, por sua vez, apenas comunicou o pedido, dizendo que ele já seria válido para a temporada 2015/2016. Por fim, o Raiders "informou" aos fãs as datas do encontro que definirá a mudança por parte da NFL, nso dias 12 e 13 desse mês.

A Califórnia, hoje, é o estado com mais times da NFL (Chargers, Raiders e o San Francisco 49ers), ao lado da Flórida (Miami Dolphins, Jacksonville Jaguars e Tampa Bay Buccaneers) e Nova York (New York Giants, New York Jets e Buffalo Bills).

Além desses, Ohio (Cincinnati Bengals e Cleveland Browns), Texas (Dallas Cowboys e Houston Texans), Pensilvânia (Pittsburgh Steelers e Philadelphia Eagles) e o Missouri (Kansas City Chiefs e Rams) possuem múltiplas equipes na NFL.

Los Angeles é, atualmente, o maior mercado da Liga sem um time. A cidade, inclusive, foi utilizada por muitos anos, de acordo com a mídia especializada americana, como um fator de chantagem para os times que gostariam de mais estrutura em suas cidades.

Hoje, a cidade possui dois estádios capazes de receber jogos da NFL, ainda que antigos: o Los Angeles Memorial Coliseum, inaugurado em 1923 e com capacidade para mais de 93 mil pessoas, e o Rose Bowl, inaugurado em 1922 e capaz de receber mais de 92 mil pessoas.