Melhor brasileira na última São Silvestre é pega no antidoping

Sueli Pereira usou hormônio que melhora desempenho com maior oxigenação do sangue

Sueli pereira é flagrada em antidoping
Sueli pereira é flagrada em antidoping (Foto: Christian Guimarães)

Escrito por

Brasileira mais bem colocada na última edição da Corrida de São Silvestre, em quarto lugar, Sueli Pereira foi flagrada no exame antidoping por uso do hormônio Eritropoietina (EPO). A informação foi publicada pelo Blog do Ohata, do Uol.

O EPO é conhecido por aumentar o desempenho através da maior oxigenação do sangue. Pela primeira vez testes deste tipo foram realizados na tradicional prova, que aconteceu no dia 31 de dezembro. Depois, no dia 10 de janeiro, em Cuiabá, ela voltou a testar positivo, quando ficou em terceiro. A atleta abriu mão de fazer a contra-prova nos dois casos.

Na edição de 2015, foram realizados 26 testes pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem). A punição ainda não foi divulgada.

A brasileira tinha índice olímpico para participar da prova da maratona nos Jogos Olímpicos do Rio, mas é dona apenas da quarta melhor marca do país atualmente. Só as três primeiras se classificam.

A prova feminina da São Silvestre foi vencida pela etíope Ymer Wude Ayalew, com tempo de 54min. Sueli terminou a prova 15 segundos depois. A brasileira com o segundo melhor tempo foi Joziane Cardoso, 54min22s.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter