Medina

(Foto: @WSL / Ed Sloane)

LANCE!
13/04/2018
15:26
Margaret River (AUS)

Gabriel Medina e Filipe Toledo asseguraram na madrugada desta sexta-feira a classificação para a terceira fase da etapa de Margaret River do Circuito Mundial de surfe (WCT). Eles venceram suas baterias de estreia e foram os únicos surfistas do país até o momento a avançarem. A organização realizou apenas sete das doze disputas previstas, devido às condições ruins do mar.

Sem boas ondas, as notas da rodada inicial foram baixas. Outros quatro surfistas do país irão à repescagem, pois não conseguiram a vitória na estreia: Ian Gouveia, Tomas Hermes, Miguel Pupo e Jessé Mendes.

Campeão mundial em 2014 Medina teve muitas dificuldades. Ele conseguiu um tubo que lhe rendeu 7,33 e totalizou 10,16 no somatório, contra 8,96 de Kael Walsh (AUS) e 1,97 de Joan Duru (FRA).

Toledo teve a nota mais baixa entre os que avançaram, um 2,97. Ele somou 6,14 e avançou ao derrotar Conner Coffin (EUA), com 5,87, e Michael February (AFR), com 2,57.

– Está muito complicado e difícil de encontrar boas ondas. Eu tive sorte de pegar aquela onda mais longa ali e fazer o tubo. Tinha algumas sessões para mandar os aéreos também e fiquei tentando para conseguir as notas que precisava para vencer. Eu tenho me divertido bastante esses dias aqui na Austrália Ocidental, pois sempre tem boas ondas para surfar. Eu vi o Kael (Walsh) procurando alguns tubos maiores e eu sabia que ele ia buscar isso, mas felizmente eu consegui o melhor da bateria – disse Medina.

Quem também passou foi o havaiano John John Florence, atual bicampeão mundial, e o australiano Julian Wilson, líder do ranking.

Restaram cinco baterias para fechar a primeira fase. Adriano de Souza encara o compatriota Yago Dora e o japonês Kanoa Igarashi. Depois, Willian Cardoso enfrenta o australiano Adrian Buchan e o americano Griffin Colapinto. Campeão em Bells Beach, Italo Ferreita terá pela frente Michael Rodrigues e o havaiano Sebastian Zietz. A próxima chamada acontece nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília).