Lars Grael

Os brasileiros Lars Grael (boné vermelho) e Samuel Gonçalves durante o SSL Finals (Foto: Carlo Borlenghi)

Thiago Ferri
07/12/2017
17:17
Enviado a Nassau (BAH)

Lars Grael teve resultados consistentes nas regatas desta quinta-feira e entrou no top-10 do Star Sailors League (SSL) Finals, campeonato de vela disputado em Nassau, nas Bahamas. Após oito provas, o brasileiro de 53 anos, que navega com Samuel Gonçalves, agora está na nona colocação, dentro do grupo dos dez melhores que avançam à próxima fase. Robert Scheidt, líder até o início do dia, acabou penalizado e caiu para a vice-liderança geral.

Foram disputadas apenas duas regatas nesta tarde, contra as quatro de quarta, por exemplo. Na primeira delas, Lars e Samuel terminaram em 12º lugar, e na segunda, em 7º. A dupla está próxima dos franceses Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot, sétimos no geral, e do sueco Freddy Lööf, que navega com o também brasileiro Bruno Padra - estes são os oitavos na classificação.

Robert Scheidt, líder do campeonato nos dois primeiros dias, foi segundo lugar na primeira regata desta quinta e vinha bem na outra, até receber uma punição dos organizadores. Isto derrubou o barco dele e de Henry Boening, o Maguila, para o 19º lugar.

Ao fim das 11 regatas, o pior resultado de cada dupla será descartado - até a quarta, para Scheidt isto significava um 11º lugar. Agora, é o 20º. Os norte-americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih assumiram a ponta com mais uma vitória - foi a terceira deles em oito provas. Os italianos Diego Negri e Sergio Lambertenghi vêm logo atrás de Robert e Henry, em terceiro.

Os outros brasileiros no campeonato estão distantes da disputa por uma vaga nas quartas: Artur Lopes, que compete com o alemão Hubert Merkelbach, subiu duas posições na classificação, mas ainda está em 18º lugar. Torben Grael, irmão de Lars, e Guilherme de Almeida seguem em 23º lugar entre 25 equipes depois de terem negado o pedido de reavaliação da pena que receberam na quarta.

O torneio, que reúne os principais nomes da vela, têm 11 regatas previstas como classificação, entre terça e sexta-feira, quando serão disputadas as últimas três.

Os dez primeiros seguem para o último dia de competição, no sábado, quando haverá quartas de final, semifinal e final, com oito, seis e quatro barcos, respectivamente. O vencedor da primeira fase passa diretamente à final, enquanto o segundo colocado entra na semifinal. O campeonato é transmitido ao vivo pelo site "starsailors.com".

*O repórter viaja a convite da SSL