André (esq) e Evandro levantam troféu do título mundial de 2017

Evandro e André Stein foram campeões do Circuito e do Campeonato Mundial

LANCE!
04/09/2017
17:38
São Paulo (SP)

As duplas Larissa/Talita e Evandro/André Stein foram oficialmente confirmadas como as campeãs da temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira, pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Esta é a 17ª vez que o país conquista o título no naipe masculino e a 22ª no feminino.

Este é o primeiro título de Circuito Mundial na carreira da dupla masculina. Já Larissa chega ao oitavo título, primeiro deles ao lado de Talita, que conquista o tour pela segunda vez. Somando todos os times, o Brasil conquistou 24 medalhas, sendo 12 de ouro, cinco de prata e sete de bronze.

O ranking mundial da FIVB leva em consideração os oito melhores resultados das duplas nos últimos 365 dias, encerrado após a disputa do World Tour Finals. Evandro e André Stein disputaram 14 torneios neste período, somando 4.180 pontos nas oito melhores participações que tiveram. A parceria também ficou com o ouro no Campeonato Mundial.

- Foi um ano muito equilibrado, praticamente nenhuma dupla conseguiu pódios consecutivos, felizmente tivemos bons resultados na abertura e no final da temporada. É o primeiro ano de nossa parceria, era tudo novo, mas criamos um ambiente muito bom de trabalho. Só tenho que agradecer nossa comissão técnica, ao Evandro e também ao Leandro Brachola, onde comecei a trabalhar no vôlei de praia - comemorou André.

Já Larissa e Talita somaram 5.560 pontos nos oito melhores resultados em 19 eventos disputados. O resultado faz com que Larissa se iguale a Juliana como maiores vencedoras do Circuito Mundial, com oito conquistas cada uma.

- Ficamos muito felizes com essa conquista, é resultado de muito trabalho e empenho de várias pessoas, nossa comissão técnica toda. Os números são uma consequência da rotina de dedicação e empenho, mas é bacana e também motiva a sempre dar o melhor - declarou Larissa, que, ao lado de Talita, subiu ao pódio em seis etapas internacionais, com três medalhas de ouro, uma prata e dois bronzes.

Evandro e André Stein conquistaram três medalhas na temporada. O ouro no Campeonato Mundial e outras duas medalhas de prata, no Major de Fort Lauderdale e no World Tour Finals. O capixaba comentou o sucesso do time já na temporada de estreia.

- Foi até inesperado, de certa forma. Além de sermos uma dupla nova, é meu segundo ano disputando o Circuito Mundial e sei que tenho muito para crescer ainda. Tínhamos a expectativa de que fossemos ‘sofrer’ um pouco mais, mas deu certo. Temos que trabalhar ainda mais para que os bons resultados continuem - completou Stein.

Entre os homens, os italianos Nicolai e Lupo ficaram na segunda colocação, com 3.920 pontos, e os russos Krasilnikov/Liamin em terceiro, com 3.900 pontos. Entre as mulheres a segunda posição foi para as canadenses Sarah Pavan e Melissa Paredes, com 4.480 pontos, e as alemãs Julia Sude/Chantal Laboureur em terceiro, com 4.240.