Degenkolb vence em Roubaix; Avermaet dispara na liderança da Volta da França

O alemão levou a melhor no percurso de paralelepípedo, mas também teve espaço para comemoração de Avermaet, que abriu 43 segundos de vantagem sobre Geraint Thomas

O alemão John Degenkolb venceu a nona etapa da Volta da França
Foto: AFP / Philippe LOPEZ

Escrito por

O alemão John Degenkolb levou a melhor neste domingo e venceu a nona etapa da Volta da França. Impondo-se em um sprint com o camisa amarela Greg Van Avermaet e o campeão Yves Lampaert, que completaram o pódio, o ciclista da Trek-Segafredo concluiu o percurso de 156,5 quilômetros entre Arras e Roubaix em 3 horas, 24 minutos e 26 segundos.

Apesar da vitória alemã, o belga Greg Van Avermaet também comemorou o segundo lugar. Isso porque, com o desempenho deste domingo, ele segue na liderança da classificação geral e abre importantes 43 segundos de vantagem sobre o britânico Geraint Thomas, vice-líder da competição.


Após o primeiro pelotão liderado por Degenkolb cruzar a linha de chegada, o segundo bloco, com os ciclistas Philippe Gilbert, da Quick-Step; Peter Sagan, da Bora; Jasper Stuyven, da Trek; e Bob Jungels, também da Quick-Step demorou 19 segundos para realizar o mesmo feito.

Etapa marcada por acidentes
Vencedor da rota Paris-Roubaix em 2015, Degenkolb foi o melhor competidor em uma das etapas mais complicadas da Volta da França, que contou com um percurso perigoso e escorregadio de 22 km sobre paralelepípedos. Por outro lado, o australiano Richie Porte não teve a mesma sorte e caiu faltando dez quilômetros para o fim do trajeto, quando estava a 57 segundos do líder Greg van Avermaet. Na queda, o atleta lesionou o ombro e se despediu do Tour às lágrimas pelo segundo ano consecutivo.

Outro acidente da nona etapa envolveu um choque entre o colombiano Rigoberto Urán, que foi vice-campeão no ano passado, e o espanhol Mikel Landa, mas eles não desistiram e o primeiro encerrou a prova em 59º lugar, enquanto o outro chegou um pouco antes, em 35º.

Antes, nos primeiros cem quilômetros, as pedras da pavimentação em Roubaix quebraram a bicicleta de Romain Bardet, que voltou para a disputa e terminou em 36º, e furou o pneu de Tom Dumooulin, que concluiu a prova em 19º lugar.

A Volta da França terá uma pausa nesta segunda-feira e os ciclistas retornam à disputa na terça, no trajeto montanhoso de 158,5 quilômetros entre Annecy e Le Grand-Bornand.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter