Confederação Brasileira de Clubes firma parceria com Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem

Após descredenciamento pela Agência Mundial Antidoping, ABCD firma parceria que objetiva disseminar cultura antidoping entre atletas em formação

Rogério Sampaio com os judocas Sarah Menezes e Alex Pombo (Foto: Roberto Castro/ME)
Rogério Sampaio é o responsável pela ABCD (Foto: Ministério do Esporte)

Escrito por

Após o descredenciamento da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) no último domingo, a entidade nacional anunciou uma parceria com a Confederação Brasileira de Clubes (CBCf). A união será firmada na próxima quinta-feira e visa divulgar entre os clubes nacionais atividades educativas e de prevenção que visem à erradicação da dopagem no esporte brasileiro.

- Levando-se em conta que 84% dos atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos Rio 2016 eram oriundos de clubes e a importância dessas agremiações como berço do esporte nacional, esta parceria se torna fundamental, principalmente por conta do trabalho de prevenção do doping que será feito na formação de atletas - explica o Presidente da CBCf Jair Alfredo Pereira.

Para o Secretário Nacional da ABCD, Rogério Sampaio, o protocolo de intenções é um grande avanço.

- A possibilidade de atuar de forma preventiva e educacional nas mais variadas faixas etárias, em conjunto com os clubes, diminuirá consideravelmente o uso do doping nas mais variadas modalidades esportivas hoje em prática no Brasil. Estou muito contente com a parceria com a CBCf e tenho certeza de que os clubes brasileiros também estão - afirmou.

O documento será assinado durante o 2º Seminário Nacional de Formação Esportiva, promovido pela CBCf, no dia 24 de novembro, na cidade de Indaiatuba (SP), na presença do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, e de representantes dos Comitês Olímpico e Paralímpico, bem como gestores de clubes formadores de atletas e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) representando as Confederações e Federações.

Por conta de mecanismos de cooperação institucional, jurídica e técnica, tanto a CBCf quanto a ABCD vão comprometer-se a planejar e a colaborar na realização de treinamentos, cursos, seminários, conferências e encontros regionais e nacionais. Esses eventos – assim como outras ações - serão conjuntamente organizados no intuito de zelar pela saúde dos atletas dos clubes, disseminando no meio esportivo nacional os princípios éticos da prática do jogo limpo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter