Cheio de caras conhecidas em seu plantel, Vasco já iniciou os treinamentos (Carlos Gregório Jr./Vasco)

Vasco já iniciou os treinamentos de olho no acesso à elite do basquete brasileiro (Foto: Carlos Gregório Jr./Vasco)

LANCE!
12/01/2016
16:38
São Paulo (SP)

A Liga Ouro 2016, divisão de acesso ao NBB, o campeonato nacional de basquete tem, novamente, quatro equipes na briga pelo título, sendo duas delas 'oriundas' do futebol. Nessa temporada, Campo Mourão Basquete (PR), Ginástico (MG), Sport Club do Recife (PE) e Vasco da Gama (RJ) disputam uma vaga na elite da modalidade no país.

A grande novidade para esse ano é o retorno do Vasco às competições nacionais. A equipe foi uma potência entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, conquistando diversos títulos brasileiros e continentais.

Já Sport e Campo Mourão disputaram as duas últimas edições da Liga Ouro, sendo que os nordestinos perderam para o Caxias na decisão. O Ginástico, por sua vez, atuou na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) na temporada 2013, e retomou suas atividades em busca de uma vaga no NBB.

A fórmula de disputa e o regulamento final da competição ainda não foram divulgados, e isso acontecerá no próximo dia 20. O campeonato deve ter início na segunda quinzena de fevereiro, com término previsto para o mês de junho. Assim como nas duas temporadas anteriores, a Liga Ouro seguirá dando a seu campeão o direito de disputar a edição seguinte do NBB.

Criada em 2013, a divisão secundária foi responsável pelo ingresso de duas equipes na elite do basquete brasileiro. Campeão da primeira edição do campeonato, o Rio Claro Basquete garantiu o acesso através da Liga Ouro e, atualmente, disputa o NBB pela segunda temporada consecutiva. No ano seguinte foi a vez do Banrisul/Caxias Basquete assegurar um lugar na liga principal.