Igor Siqueira
02/10/2016
22:43
Rio de Janeiro (RJ)

O presente para os clubes brasileiros veio em dobro. O Brasil ganhou mais vagas na Libertadores. E não apenas uma, como esperado, mas duas. Isso mesmo. O país terá agora sete vagas na competição mais importante do continente sul-americano.

A CBF já confirmou que as vagas adicionais - que já estão disponíveis para a edição-2017 - serão distribuídas no Brasileirão. Ou seja, o que era G4 virou G6. A sétima vaga é do campeão da Copa do Brasil.

- É nossa luta junto à Conmebol para fortalecer ainda mais a importância do futebol brasileiro. O tamanho do mercado influenciou muito isso. O mercado brasileiro é importante. A Conmebol enxergou isso - disse ao LANCE! o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

A confirmação da distribuição de vagas veio após uma reunião com os dirigentes da Conmebol em Bogotá, na Colômbia. Além do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia ganharam uma vaga cada um.

O campeão da Sul-Americana entra na cota, que fecha com 44 participantes. Assim, o país que tiver campeão da Sul-Americana deixa de "perder" uma das vagas via competição nacional. Até este ano, se um brasileiro, por exemplo, vencesse a Sul-Americana, o G4 virava G3. Mas isso é coisa do passado.