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Quanto o Flamengo recebe da Adidas em contrato de patrocínio?

Conselho Deliberativo do clube vota, nesta segunda-feira (29), a renovação do vínculo com a empresa alemã. Veja valores e o que pode mudar

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Adidas é fornecedora de material do Flamengo desde 2013 (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Lance! - 29/04/2024 - 15:40

Lance! - 29/04/2024 - 15:40

O Conselho Deliberativo do Flamengo vota, na noite desta segunda-feira (29), o novo contrato de patrocínio com a Adidas, fornecedora de material do clube desde 2013. A diretoria rubro-negra já aceitou os termos da empresa alemã e pretende renovar o vínculo até dezembro de 2029.

Mas, afinal, quanto a marca paga ao clube atualmente? E o que muda caso a renovação seja aprovada pelos conselheiros? Abaixo, o Lance! Biz apresenta todos os detalhes.

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💰 Quanto o Flamengo recebe no contrato atual?

Assinado em janeiro de 2022, o vínculo atual entre Flamengo e Adidas inclui um mínimo garantido de R$ 25 milhões por ano. Além disso, a empresa paga luvas ("retainer") anuais de R$ 7 milhões e royalties de 35% em todos os produtos - com exceção das fan shirts (15%).

Somando todos os valores, o Flamengo recebe, na prática, entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões por ano no atual contrato com a Adidas.

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💸 Quanto o Flamengo vai receber no próximo contrato?

Caso aprovado, o novo vínculo será válido por quatro anos, mas considera como início o dia 1° de janeiro de 2024. Ou seja, é retroativo.

O mínimo garantido anual passará para R$ 44 milhões - um aumento de 76% em relação ao valor atual. Já a taxa de "retainer" (luvas) passa a ser de R$ 13 milhões por ano. Além disso, o Flamengo terá um valor mínimo para ações de marketing de R$ 2 milhões.

👕 Mudança nos royalties

Já na parte do pagamento variável, o Flamengo aceitou renegociar os royalties a que tem direito na venda da maioria dos produtos pela Adidas. A atual divisão, na qual o clube recebe 35% da receita líquida, agora só valerá para as camisas oficiais de jogo.

Já em todos os outros produtos vendidos pela Adidas, o clube terá direito a royalties de 15% por peça. Segundo o diretor de marketing Marcos Senna, em entrevista ao UOL, a margem em 35% estava prejudicando o lucro dos revendedores, o que acabava afetando negativamente as vendas.

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🏆 Premiações por desempenho

Além dos royalties, outro pagamento varíavel do contrato depende do desempenho do time em campo. No novo contrato, foi mantida a tabela de premiação para o time masculino definida em 2021.

A novidade foi a inclusão do futebol feminino, que passou a incluir prêmios de R$ 800 mil pelo título brasileiro e até R$ 500 mil pela Libertadores.

No futebol masculino, as premiações serão de R$ 5,5 milhões por título do Brasileirão, R$ 4 milhões por título da Libertadores e R$ 2 milhões pelo título do Mundial de Clubes. Não há prêmios previstos para Carioca e Copa do Brasil.

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📃 Outras cláuslas no contrato

Além dos pontos destacados acima, o Flamengo negociou a redução das contrapartidas da Adidas. A principal é a diminuição da exposição da marca de 20% para 10% dos backdrops em entrevistas.

De acordo com o portal MRN, esta mudança está ligada à tentativa do Flamengo em juntar novas propriedades para oferecer à Pixbet, atual patrocinadora máster do clube. A ideia é reajustar o valor do patrocínio da casa de apsotas para igualar o valor pago ao Corinthians.

Por fim, o contrato com a Adidas garante que o Flamengo seguirá sendo o principal parceiro da marca no Brasil. Caso a empresa assine com qualquer outro clube brasileiro em valores superiores ao Rubro-Negro, ela deve automaticamente não apenas igualar o valor, como pagar 10% a mais ao Fla.

CT Ninho do Urubu - Flamengo

Conselho do Flamengo vota novo contrato de patrocínio com a Adidas (Foto: Divulgação/Flamengo)

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