Campeonato Carioca - Vasco x Botafogo (foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)
Igor Siqueira
28/02/2016
21:11
Rio de Janeiro (RJ)

No clássico entre os dois grandes até então invictos do Carioca-2016, a probabilidade de que chegasse ao fim a série sem derrotas de um dos dois times era de 66%. Mas os 33% do empate prevaleceu no clássico entre Vasco e Botafogo, neste domingo, em São Januário. O jogo foi bom, animado, e o 1 a 1 só se definiu nos minutos finais, com um golaço do zagueiro Emerson para o Alvinegro, após o Cruz-Maltino largar na frente com Riascos.

O resultado pela sétima rodada não afeta em nada os planos dos dois times em relação à classificação para a segunda fase. Vasco, líder do Grupo A, chegou aos 17 pontos, enquanto o Glorioso, na ponta do Grupo B, foi a 19.

Na próxima rodada, a última da primeira fase, o Vasco enfrenta o Bonsucesso, em Los Lários, enquanto o Botafogo visita o Boavista, em Bacaxá.

No primeiro tempo, o Vasco se mostrou mais à vontade em campo, até porque demorou para que o Botafogo se organizasse minimamente para conseguir sair jogando. O time cruz-maltino se mostrou mais robusto quando buscou as jogadas pelo lado, principalmente pelo direito. Quem mais levou perigo ao Botafogo foi Riascos - por mais que seja surpreendente para alguns. O colombiano, inclusive, quase fez um golaço, em um chute cruzado dado após entortar a defesa.

Mas o Vasco não foi totalmente soberano na etapa inicial. Um "blackout" de Rodrigo, recuando mal uma bola para Martin Silva, quase resultou em gol do Botafogo. A cabeça do zagueiro só não foi para a guilhotina porque a finalização de Ribamar foi interceptada pelo goleiro uruguaio.

Ricardo Gomes não ficou satisfeito com o que viu na etapa inicial e logo para o começo do segundo tempo lançou Neilton no jogo. E o garoto, que ainda está recuperando a melhor forma física, entrou cheio de pressão, quase marcando.

Jorginho também mexeu. Optou por Eder Luis. Outro para botar pressão no jogo. E dessa vez funcionou. Dois minutos depois, Eder deixou Riascos sem goleiro, dentro da pequena área. Gol do Vasco, gol de um dos artilheiros do Carioca, em uma das melhores apresentações dele pelo clube. Pena para o Vasco que o mesmo Riascos saiu machucado dez minutos depois.

O Botafogo sentiu o baque, diminuiu a intensidade, ficou meio perdido. Mas, quase no apagar das luzes, o zagueiro Emerson acertou um chutaço de falta, fazendo o golaço e empatando o placar no clássico.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 x 1 BOTAFOGO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 28/2/2015, às 19h
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Daniel Parro
Cartões amarelos: Luis Ricardo, Airton, Bruno Silva (BOT); Marcelo Mattos, Rodrigo, Andrezinho, Bruno Gallo (VAS)
Renda/Público: R$ 291.570,00 / 7.921 pagantes
Gols: Riascos, 15'/1ºT (1-0); Emerson, 42'/2ºT (1-1)

VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Bruno Gallo, 32'/2ºT), Julio dos Santos (Eder Luis, 13'/2ºT), Andrezinho e Nenê; Riascos (Thalles, 25'/2T) e Jorge Henrique. Técnico: Jorginho.

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso (Lizio, 38'/2ºT); Gegê (Salgueiro, 16'/2ºT) e Ribamar; Luis Henrique (Neilton, intervalo). Técnico: Ricardo Gomes.