Situações em que a CBF assumiu erro de arbitragem

Caso mais recente foi o erro na não marcação de um pênalti a favor do Grêmio após toque no braço de Yuri Alberto, do Corinthians

wilson-seneme-cbf-aspect-ratio-512-320
Veja situações em que a CBF admitiu erros da arbitragem (Foto: Norberto Duarte/AFP)

Escrito por

O assunto da semana no futebol brasileiro foi a arbitragem do confronto entre Corinthians e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Com o placar empatado em 4 a 4 nos últimos minutos do segundo tempo, Ferreira tentou cruzamento pelo lado esquerdo, e Yuri Alberto bloqueou a passagem da bola com o braço — que estava aberto em posição considerada 'antinatural'. A penalidade não foi assinalada.

+ Saiba se o jogo entre Corinthians e Grêmio pode ser anulado após a CBF admitir erro de arbitragem

A CBF, nesta segunda-feira (19), admitiu erro de Wilton Pereira Sampaio e do VAR ao não marcar pênalti para o Tricolor Gaúcho após o toque no braço de Yuri Alberto, dentro da área, já nos minutos finais da partida. Você lembra outras situações em que a CBF assumiu erro de arbitragem? O Lance! te mostra.

+ Tem promoção exclusiva de boas-vindas pra você! Aposte a partir de R$10 e receba até R$200 de bônus na Lance! Betting

+ Como toda partida do Brasileirão, o jogo será muito disputado e os mercados da Lance! Betting estão a todo vapor. Confira!

PALMEIRAS X SÃO PAULO - COPA DO BRASIL 2022

A CBF admitiu ao Palmeiras que houve um erro no protocolo do VAR no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo. O Alviverde protestou por causa de uma suposta irregularidade na jogada de origem do gol do Tricolor Paulista. O jogo foi para a disputa de pênaltis após 2 a 1 no tempo normal, e o time de Abel Ferreira foi eliminado do torneio.

A entidade assumiu que o VAR não traçou a linha para checar se a posição do atacante Calleri, no lance que deu ao Tricolor um pênalti cobrado e convertido pela equipe, era irregular ou não.

Palmeiras x São Paulo - Gómez
A CBF admitiu erro de arbitragem no duelo entre Palmeiras e São Paulo pela Copa do Brasil 2022 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

BAHIA X FLAMENGO - BRASILEIRÃO 2023

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, afirmou a expulsão do zagueiro Kanu, do Bahia, em um lance com Gabigol no jogo contra o Flamengo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, "foi um exagero". Seneme entendeu que o árbitro Paulo César Zanovelli não deveria ter dado o segundo cartão para o zagueiro do time baiano, dizendo, ainda, que Gabigol deveria ter recebido um cartão amarelo por simulação.

SANTOS X GOIÁS - BRASILEIRÃO 2023

Na vitória do Santos, por 4 a 3, contra o Goiás, pelo Brasileirão, o polêmico último gol do Peixe chamou a atenção da CBF. Aos 44 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em 3 a 3, o zagueiro Joaquim foi ao chão após choque com Halter, do Goiás. Sem hesitar, o juiz do jogo assinalou penalidade máxima para o Santos.

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem classificou a ação do árbitro Bruno Arleu de Araújo como errônea, afirmando que o pênalti não deveria ter sido marcado.

GRÊMIO X FLUMINENSE - BRASILEIRÃO 2023

A CBF admitiu o erro de arbitragem na não marcação de um pênalti a favor do Fluminense contra o Grêmio. O Tricolor das Laranjeiras foi derrotado pelo Tricolor Gaúcho por 2 a 1 e saiu de campo na bronca, reclamando de um pisão do zagueiro Rodrigo Ely sobre Nino, já nos acréscimos da partida.

Em seu canal no YouTube, a CBF divulgou os áudios do VAR envolvendo o lance reclamado pelo Fluminense e a análise do lance por Wilson Semene, chefe da Comissão de Arbitragem da entidade, ao lado dos ex-árbitros Emerson Carvalho e Péricles Bassols. E em decisão unânime, foi constatado que houve erro na tomada de decisão da equipe de arbitragem ao não marcar o pênalti a favor do clube carioca.

Nino pede pênalti em derrota para o Grêmio
Nino sofreu pisão de Rodrigo Ely dentro da área (Foto: Reprodução)

ATHLETICO X PALMEIRAS - BRASILEIRÃO 2023

A CBF afastou o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima após entender que ele errou em não expulsar o zagueiro Zé Ivaldo, do Athletico, por um pênalti cometido em Endrick, do Palmeiras, no empate entre as equipes em 2 a 2, na Arena da Baixada.

O presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Wilson Seneme, entendeu que a marcação do pênalti foi correta, mas admitiu que o lance era para cartão vermelho, e não amarelo, visto que foi uma cotovelada, que caracteriza conduta violenta e exige a expulsão. A advertência com amarelo só foi dada após revisão do VAR, mas Seneme afirmou que não haveria necessidade do recurso do vídeo se o árbitro Jean Pierre estivesse melhor posicionado.

Zé Ivaldo atinge Endrick dentro da área (Foto: Reprodução)
Zé Ivaldo atingiu Endrick com cotovelada dentro da área (Foto: Reprodução)

FLAMENGO X BAHIA - BRASILEIRÃO 2021

A CBF divulgou um parecer da ouvidoria de arbitragem da entidade na qual admitiu ter havido um erro na marcação de um pênalti a favor do Flamengo, diante do Bahia, no Maracanã, em partida disputada pelo Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo assinalou toque de mão na bola dentro da área do zagueiro Germán Conti, do Tricolor de Aço. O VAR entrou em ação, mas o árbitro decidiu manter a sua marcação de campo. No áudio divulgado pela entidade da cabine do VAR, Vinicius Araújo disse que houve "uma ação de bloqueio e corre o risco" de pênalti.

CEARÁ X SÃO PAULO - BRASILEIRÃO 2020

A CBF admitiu que houve um erro de comunicação entre o VAR e o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães no gol anulado do São Paulo no empate por 1 a 1 contra o Ceará, no Castelão. De acordo com a entidade, 'uma comunicação paralela, mantida entre o árbitro central e o quarto árbitro, a respeito da aplicação de um cartão amarelo para um jogador do Ceará, prejudicou a comunicação que vinha sendo mantida entre o árbitro de campo e o VAR. E fez com que o árbitro central não ouvisse a solicitação da cabine do VAR e autorizasse o reinício da partida'.

O lance polêmico aconteceu aos doze minutos do segundo tempo, quando Pablo, em posição de impedimento, aproveitou chute desviado na zaga do Ceará e marcou. A arbitragem deu impedimento, mas após contato com o VAR, confirmou o gol e deixou o Ceará dar o reinício do jogo. O problema é que depois o juiz voltou atrás e marcou novamente a posição irregular. Isso pode caracterizar o erro de direito, quando o árbitro erra na aplicação de uma regra e muda uma marcação de campo após permitir o reinício do jogo.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter