LANCE!
30/06/2016
13:38
Rio de Janeiro (RJ)

Andrey, Gilberto, Lyanco, Dória e Allano; Gabriel, Jadson e Daniel; Vitinho, Alex e Ribamar. Um time para ninguém colocar defeito e todo ele saído das categorias de base do Botafogo. A escalação será oficial se a negociação de Ribamar com o futebol europeu for confirmada. O jogador estaria de saída de General Severiano menos de seis meses depois de estrear pelos profissionais. Uma triste rotina que tem sido constante no Alvinegro.


Só por meio de processos judiciais, envolvendo a falta de pagamento de FGTS e salários, o Botafogo perdeu atletas que eram considerados titulares, como o volante Gabriel, que foi para o Palmeiras, e o meia Daniel, atualmente no São Paulo.

Para fazer caixa e ter alívio financeiro, situação que deve se repetir no episódio de Ribamar, o Botafogo vendeu destaques com passagem pela Seleção Brasileira de base, como o lateral-direito Gilberto e o zagueiro Dória, que esteve cotado para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Se o grande número de atletas revelados na base que foram negociados mostra que o clube voltou a revelar talentos, deixa evidente também que não vem tendo sucesso na arte de manter essas peças em General Severiano. Algo que o torcedor ainda lamenta.


Além de Ribamar, o Botafogo tem outros jogadores revelados em sua base e que estão sendo constantemente utilizados pelo técnico Ricardo Gomes. Casos do lateral-direito Diego, do zagueiro Emerson Santos, do meia Leandrinho e dos atacantes Luis Henrique e Sassá. Outros, porém, não contam tanto com a paciência da torcida e foram emprestados ou não fazem mais parte dos planos do clube para a atual temporada. São os casos dos zagueiros Igor Rabello e Matheus Menezes, do lateral-esquerdo Jean, do volante Diérson e do meia Octavio. Outro que saiu recentemente, após ficar anos na reserva, foi o goleiro Renan, que foi buscar uma oportunidade como titular em uma outra equipe e defende o Avaí atualmente.