LANCE!
17/08/2017
11:03
Zurique (SUI)

A Fifa anunciou os 12 treinadores que disputarão o prêmio Melhor da Fifa de 2017. Na relação, entre nomes consagrados no futebol europeu, como Pep Guardiola, José Mourinho, Zinedine Zidane e Carlo Ancelotti, aparece Tite. 

Cabe destacar que Tite e Joachim Löw são os únicos finalistas a treinarem seleções. O alemão, por exemplo, está na equipe de seu país desde 2006, e já conquistou a Copa do Mundo (2014) e a Copa das Confederações (2017).

O brasileiro, por sua vez, chegou ao comando da Seleção Brasileira no último ano, emplacando nove vitórias seguidas, garantindo o Brasil na Copa de 2018. Além disso, Tite recolocou o Brasil na liderança do ranking da Fifa.

Por falar na Fifa, a entidade tem, para chegar aos 12 nomes, um grupo composto por 11 personalidades do futebol, entre eles o brasileiro Cafu e o argentino Maradona, o espanhol Puyol e o colombiano Valderrama. Será levado em conta o desempenho entre os dias 20 de novembro de 2016 e 2 de julho de 2017, adequando à temporada europeia - algo inédito. 

O vencedor será escolhido após votações de técnicos das seleções nacionais, capitães, jornalistas e torcedores. A votação para o público começa na próxima segunda-feira através do site oficial da Fifa, com o pleito encerrando-se no dia 7 de setembro, quando será divulgada a lista com os três finalistas.

Confira os 12 concorrentes na galeria acima

Além de revelar a lista de 12 técnicos, a Fifa também anunciou, nesta manhã, os indicados ao prêmio de melhor técnico (a) do futebol feminino e ao de melhor jogadora. Ao longo das próximas horas, também anunciará os finalistas às seguintes premiações: The Best, Fifa Fair Play, Puskás (gol mais bonito), seleção do ano e o melhor goleiro do mundo. A cerimônia será no dia 23 de outubro.

TÉCNICOS DO FUTEBOL FEMININO 

Olivier Echouafni (FRA) - seleção francesa
Emma Hayes (ING) - Chelsea
Ralf Kellermann (ALE) - Wolfsburg
Xavi Llorens (ESP) - Barcelona
Nils Nielsen (DIN) - seleção dinamarquesa
Florence Omagbemi (NGR) - seleção nigeriana
Gerard Precheur (FRA) - Lyon
Dominik Thalhammer (AUT) - seleção austríaca
Sarina Wiegman (HOL) - seleção holandesa
Hwang Yong-Bong - seleção norte-coreana

AS MELHORES JOGADORAS - MARTA DE FORA

Maior vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo, Marta, que já foi indicada 12 vezes e levou o troféu cinco em cinco ocasiões, ficou de fora da lista que leva em conta a última temporada do Velho Continente.

Veja as dez concorrentes:

Lucy Bronze (ING) - Manchester City
Deyna Castellanos (VEN) - Santa Clarita Blue Heat
Pernille Harder (DIN) - Linkopings / Wolfsburg
Sam Kerr (AUS) - Perth Glory / Sky Blue
Carli Lloyd (EUA) - Houston Dash / Manchester City
Dzsenifer Marozsan (ALE) - Lyon
Lieke Martens (HOL) - Barcelona
Vivianne Miedema (HOL) - Bayern de Munique
Wendie Renard (FRA) - Lyon 
Jodie Taylor (ING) - Arsenal