Portugal x México

Portugal encara o México na cidade de Kazan, na Rússia

LANCE!
17/06/2017
17:26
Kazan (RUS)

Portugal faz sua estreia na Copa das Confederações neste domingo, quando enfrenta o México em Kazan, às 12h (de Brasília). O assunto no momento na seleção lusa é a polêmica com Cristiano Ronaldo, que é acusado de fraude fiscal na Espanha e teria dito que gostaria de deixar o País ibérico.

No entanto, outra curiosidade marca o confronto, válido pelo pelo Grupo A: haverá mais jogadores mexicanos que atuam por clubes lusos do que de Portugal. Devem entrar como titulares Herrera, Layún (ambos do Porto) e Jiménez (Benfica) pelo lado norte-americano, enquanto Rui Patrício e William Carvalho (do Sporting) começarão jogando pela seleção europeia.

Vale ressaltar que no elenco do México ainda há o meia Corona, que também atua pelo Porto, e Reyes, defensor que pertence aos Dragões, mas que atuou emprestado ao Espanyol na última temporada.

O reencontro entre os jogadores foi tema da coletiva de André Silva, que era do Porto e foi vendido na última semana para o Milan.

Herrera e Filipe Augusto - Porto x Rio Ave
Mexicano Herrera joga pelo Porto (Foto: MIGUEL RIOPA / AFP)

- Fico feliz por encarar Layún e Herrera e por estar com eles, pois não os vejo desde o último jogo do Porto. Vou cumprimentá-los, mas quero vencer o jogo para no final apertar a mão deles com um sorriso no rosto. Conhecer Herrera e Layún é vantagem? Eles também nos conhecem bem. Vamos estudar o jogo, o técnico já nos passou ideias e no final veremos quem vence. Não vou dizer qual é o ponto fraco do México, pois eles saberão.

CR7 É O FOCO DAS ATENÇÕES

Apesar do reencontro entre mexicanos e portugueses, Cristiano Ronaldo é o principal foco da partida. Já seria só pelo futebol demonstrado na última temporada, com as conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol com o Real Madrid. Mas o fator extracampo vem chamando mais a atenção. Os companheiros e o técnico Fernando Santos vêm batendo na tecla de que o camisa 7 está focado apenas na seleção, 'esquecendo-se' dos problemas com a Justiça espanhola.

Em coletiva neste sábado, Fernando Santos se irritou com os jornalistas pelo fato de que a vida pessoal de Cristiano Ronaldo tenha sido o foco da entrevista em vez do duelo diante do México.

Cristiano Ronaldo - treino de Portugal
CR7 é o foco total das atenções em Portugal (Foto: Franck Fife / AFP)

- É a última vez que vou responder sobre Cristiano. Porque estamos aqui para representar Portugal na Copa das Confederações. Tenho um pacto com meus jogadores. Individualmente, tenho afetividade por cada um. Sempre dissemos que tudo que tem a ver com o lado pessoal a gente trata fora da seleção. Por isso eu viajo muito, visito muito. Quando estamos na seleção, só falamos de estratégia, técnica. Isso que é importante. Todas as questões pessoais passam ao lado, ficam fora.

Cristiano Ronaldo foi acusado pelo Ministério Público da Espanha de omitir 14,7 milhões de euros (aproximadamente R$ 54 milhões). A notícia que circula na imprensa de Portugal é de que o craque pretende deixar a Espanha graças à acusação de sonegação. Fernando Santos, porém, defendeu o craque.

- Eu ponho as mãos no fogo, coisa que raramente faço. Ponho as mãos no fogo pelo caráter e idoneidade de Cristiano, como homem e como atleta - completou.

Fernando Santos - Portugal
Fernando Santos falou sobre CR7 (Foto: Franck Fife / AFP)

O treinador ressaltou que Portugal não é favorito diante dos mexicanos em Kazan.

- Favoritos não somos, somos candidatos, mas o que me interessa é que a equipe tenha concentração total. O México tem jogadores de excelente qualidade técnica, tem uma grande paixão pelo jogo e muita dinâmica. Procuramos analisar bem a equipe para transmitir aos jogadores o que é mais positivo e algum defeito que exista. Espero que Portugal consiga ser superior.

Já o goleiro Rui Patrício falou sobre a oportunidade de estar no grupo de Portugal, que disputa pela primeira vez em sua história da Copa das Confederações.

- Será um jogo fantástico entre duas grandes seleções. Vai ser uma partida difícil, como todas as outras, mas acredito que vamos fazer o nosso melhor para conquistar a vitória. É para isso que aqui estamos. Vamos aproveitar ao máximo da competição, um teste fantástico. Não é para todos. É um motivo de orgulho estar aqui.

MÉXICO EM IGUALDADE COM PORTUGAL

O técnico do México, Juan Carlos Osório, pregou respeito a Portugal, mas acredita que os seus jogadores têm condições de encarar o rival de igual para igual.

- Competir com a atual seleção campeã europeia é muito bom. Faz do jogo uma sensação especial. É uma ótima oportunidade de enfrentar uma equipe da elite internacional. Eles possuem uma grande seleção, porém nós somos uma boa equipe, podemos enfrentá-los.

Juan Carlos Osório - México
Osório espera um jogo igual contra Portugal (Foto: Yuri Cortez / AFP)

O atacante Jiménez mostrou preocupação com Cristiano Ronaldo. No entanto, o jogador do Benfica acredita que o México tenha condições de parar o melhor do mundo.

- Todos sabemos que ele é um grande jogador, mas nós temos um grande time também. Eu tenho certeza de que podemos pará-lo.