Benzema se lesionou contra a Armênia (Foto: Valery Hache / AFP)

Benzema pode ser detido por até cinco anos se comprovada acusação de chantagem (Foto: Valery Hache / AFP)

LANCE!
11/11/2015
16:09
Paris (FRA)

Acusado de chantagear o meia Valbuena, Benzema está numa situação delicada diante da Justiça e pode até ser detido por cinco anos. Para piorar, nesta quarta-feira, o jornal "L'Équipe" afirma que a situação do atacante na seleção francesa é "insustentável". Para o diário, o que mais preocupa a comissão técnica dos Bleus é a convivência do camisa 9 merengue com os demais jogadores.

- O técnico Didier Deschamps quer ganhar tempo antes de falar sobre o caso. Mas ele sabe que um dia ou outro terá de se posicionar publicamente sobre o assunto. Tudo o que o treinador precisava neste momento era uma lesão do atacante para justificar a ausência de Benzema. E foi o que aconteceu.


O L'Équipe recorda que, desde o fracasso na Copa do Mundo de 2010, a Federação Francesa (FFF) passou a tomar medidas enérgicas contra a indisciplina dos atletas. O caso de Benzema se enquadra no novo padrão de punição da entidade. O atacante pode, inclusive, ficar fora da convocação para a Eurocopa de 2016. A lista será divulgada em março.

- Na hipótese menos favorável, se a acusação for comprovada, Deschamps não teria como levá-lo. Os Bleus ficariam sem o maior goleador. Já Valbuena teria de assumir as consequências. Se for inocentado, o técnico pode convocar os dois e selar a paz definitiva entre os jogadores. De qualquer forma, a seleção entraria na competição saturada de episódios judiciais.

Para o L'Equipe, desta vez, Benzema não conseguiu encobrir escândalos extracampo como fez diante da relação com a ex-prostituta Zahia. Mesmo que seja inocentado, o atacante tem um histórico bem duvidoso, o que pode colocar em risco o desempenho da anfitriã da próxima Eurocopa.

As autoridades francesas querem saber se Benzema teve algum papel na tentativa de extorsão no qual Valbuena teria sido vítima. O jogador nega, apesar de um áudio publicado pela rádio "Europe 1" provar o contrário.

Detido por 24 horas em Versalhes (FRA) na semana passada, Benzema tentou convencer Valbuena a negociar com chantagistas para impedir que um suposto vídeo erótico se tornasse público. O conteúdo teria a participação do meia do Lyon.