LANCE!
05/11/2015
09:50
Guadalajara (MEX)

Clube mais popular e dono da maior torcida do México, o Chivas Guadalajara acabou nesta quinta-feira com o seu jejum de títulos de quase uma década ao derrotar por 1 a 0 o Léon, fora de casa, em Guanajuato, na final da Copa do México-2015 (Apertura).

O jogo foi bem equilibrado e o gol da vitória ocorreu aos 25 minutos da etapa final, quando Alanís cobrou uma falta pela esquerda e encontrou William Yarborough desmarcado. Este cabeceou para as redes. Depois disso, o Chivas se fechou e segurou o resultado que pode qualificá-lo para a Libertadores-2016 como México 3. O Chivas agora espera o vencedor do Apertura do Campeonato Mexicano (que só termina no dia 26/12) para fazer um mata-mata. Caso o Chivas venha a ser campeão também do Apertura, o time se qualifica automaticamente para a Libertadores como México 2.

Há nove anos, desde o Apertura-2006, que o Chivas não ganhava um título relevante e amargara no período três vice-campeonatos: na Liga dos Campeões da Concacaf -2007 (que vale vaga para o Mundial de Clubes) ao perder nos pênaltis para o Pachuca;  na Libertadores-2010, caindo diante do Internacional; e na Copa do México-2015 (Clausura) -2015, quando perdeu a decisão para o Puebla.

Vale lembrar que o Chivas Guadalajara, de acordo com o último ranking da Fifa, conta com 30,8 milhões de adeptos, sendo considerado como o dono da segunda maior do mundo, atrás do Flamengo (33 milhões) e logo à frente do arquirrival América (26,4 milhões), Corinthians (24 milhões) e Boca Juniors (16,4 milhões), que formam o Top5 (o primeiro europeu, por esta pesquisa, é a Juventus). O Chivas é o segundo maior vencedor do Campeonato Mexicano (tem 11, contra 12 do América) e juntamente com o América, jamais caiu de divisão em seu país.