Blatter sabia de propina paga pela ISL para Havelange e Teixeira, diz BBC

Um documento do FBI, que seria uma carta de João Havelange, revela que o presidente afastado da Fifa sabia de todo o esquema de pagamento de comissões para cartolas

Sepp Blatter - FIFA (Foto: Sebastien Bozon/ AFP)
Blatter sabia de pagamento suspeitos para cartolas brasileiros (Foto: Sebastien Bozon/ AFP)

Escrito por

Afastado da Fifa por 90 dias, em outubro, o presidente Joseph Blatter sabia das comissões pagas pela ISL para Ricardo Teixeira e João Havelange nos anos 90. A informação é do programa “Panorama”, da BBC, produzido pelo jornalista Andrew Jennings.

Falida em 2000, a ISL negociava os direitos comerciais das competições organizadas pela Fifa. Uma investigação descobriu mais tarde que a empresa realizou vários pagamentos não justificados a diversos dirigentes da entidade máxima do futebol. Blatter sempre negou ter conhecimentos dessa situação.

Porém, a BBC teve acesso a um documento do FBI que diz que Joseph Blatter sabia sim desses pagamentos. Esse documento seria uma carta de Havelange admitindo que Blatter sabia sim de todo o esquema.

- Esclareço que todos os custos do caso, incluindo advogados, foram pagos pela Fifa. E enfatizo que o sr. Joseph Blatter tinha pleno conhecimento de todas as atividades - diz o ex-cartola brasileiro nessa carta.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter