Levir Culpi - Santa Cruz x Fluminense

Levir Culpi projeta conduzir o Fluminense ao G-4 do Brasileirão (Foto: Clelio Tomaz/AGIF)

RADAR/LANCE!
22/08/2016
14:38
São Paulo (SP)

O técnico Levir Culpi vê com otimismo a caminhada do Fluminense neste Campeonato Brasileiro. Satisfeito com as duas últimas vitórias na competição, diante de América-MG e Santa Cruz, nas 20ª e 21ª rodadas, respectivamente, o comandante do Tricolor já mira um lugar no G-4. Para os especialistas do LANCE!, a previsão de Levir parece ser arrisca, isso porque o time superou adversários frágeis e ainda terá uma sequência de jogos complicada no próximo mês. Confira as análises:

EDUARDO TIRONI - COLUNISTA DO LANCE!

Acho que ainda não é possível falar em G-4. O time vem crescendo de produção, é verdade, mas acredito que seja cedo para qualquer previsão. O Santa Cruz, adversário do fim de semana, era muito frágil.

EDUARDO MARRA - Blogueiro do LANCE!

O Fluminense está chegando no grupo dos que parecem disputar alguma coisa na competição. A última derrota já vai completar um mês e o Tricolor tem, ao lado do Corinthians, a defesa menos vazada e terá, ao final da rodada, um jogo ainda a cumprir. Se o Flu conquistar os três pontos da partida (adiada) contra o Figueirense, ele terá a mesma pontuação do atual sexto colocado.

Levir é experiente na competição e as contratações, pelo menos por enquanto, deram mais corpo ao time em campo. O crescimento do time das Laranjeiras vai ter uma grande oportunidade de ser provado já na próxima rodada e até o fim de setembro. O desafio tricolor envolve um clássico local, jogos contra quatro equipes que parecem estar disputando o título e um desesperado da zona de rebaixamento.

Os próximos jogos serão: Fluminense x Palmeiras; Figueirense x Fluminense; Fluminense x Atlético MG, Grêmio x Fluminense e Corinthians x Fluminense. Sem falar, claro, dos dois jogos contra o Corinthians válidos pela Copa do Brasil.

O torcedor que hoje comemora a proximidade da zona de classificação para a Libertadores tem tudo para viver um setembro de muitos desafios.

MATHEUS DANTAS - Repórter do LANCE!

O G-4 é possível sim para o Fluminense. Os times do Brasileiro têm um nível muito parecido, como o próprio Levir Culpi já afirmou algumas vezes. E, desde o início do trabalho, tanto Levir quanto os jogadores colocam a classificação para a Libertadores como o objetivo principal. É um discurso homogêneo do elenco, que já viveu momentos difíceis durante o torneio, como na saída do Fred e protestos da torcida.

Com o sistema defensiva sólido, apesar de alguns nomes contestáveis, o Fluminense já está próximo dos primeiros colocados. E ainda tem um jogo a menos. No ataque, Levir Culpi não conta com nomes badalados como Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e Santos. Por isso, acho que o Flu corre por fora na briga pelo G-4, precisando melhorar o rendimento ofensivo para entrar de vez entre os candidatos.