LANCE!
07/09/2017
07:15
Rio de Janeiro (RJ)

No início de agosto, contra o Atlético-GO no Maracanã, o Fluminense encerrou um jejum de mais de um mês sem vencer em casa e deixou os tricolores contentes. No entanto, uma notícia preocupou a torcida naquele dia: o jovem Calazans sofreu lesão nos ligamentos do joelho. Nesta quarta-feira, o atacante passou por cirurgia e não jogará mais em 2017. A primeira temporada do atleta, apesar de não ter balançado as redes, foi positiva.

Calazans subiu aos profissionais e recebeu elogios de Abel Braga logo nos primeiro treinos, em janeiro. Polivalente, ganhou espaço fora da posição de origem. Sem opções no elenco, o treinador buscou alternativas para a reserva de Léo e definiu o camisa 30 como substituto imediato na lateral-esquerda. A estreia na Taça Guanabara, com time alternativo, rendeu elogios do comandante e empolgou a torcida.

​De fevereiro até maio, Marcos Calazans participou de 11 partidas, seis delas saindo do banco de reservas. Quando começou jogando, foi com time alternativo. Na maioria das vezes, atuou de lateral-esquerdo. Com dribles e estilo mais ofensivo que Léo, virou xodó dos torcedores, que o pediam no time titular. Abel chegou a dizer que o jogador 'não era solução' e o deixou fora da relação em alguns jogos do Brasileirão e nas finais do Carioca.

A primeira chance de começar jogando no time principal foi contra o Palmeiras, fora de casa. Wellington estava machucado e Richarlison, por questões extra-campo, não foi relacionado. Pela ponta-esquerda, sua posição de origem, deu assistência para Dourado e não saiu mais do time. Foram oito partidas seguidas até Abel mudar o esquema para três volantes e sacá-lo do time. 

Scarpa - 270m/assist
Calazans - 279m/a
Sornoza - 302m/a
​Wellington - 346m/a
​Richarlison - 371/a

Em 24 jogos, entre lateral e atacante, Calazans não marcou gols. No entanto, deu cinco assistências, atrás apenas de Scarpa, Sornoza, Wellington e Richarlison. Na média por tempo em campo, porém, só perde para o camisa 10. Confira:

A volta de Marcos Calazans aos gramados só deve acontecer em fevereiro de 2018, no Campeonato Carioca. Confira na galeria acima alguns momentos do camisa 30 nesta temporada.