Fluminense x Internacional

Time tricolor vai encarar o Atlético-PR em Juiz de Fora (Foto: Nelson Perez/Fluminense)

Matheus Babo e Vinícius Perazzini
20/04/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Nós somos a história. Essa frase já virou um slogan do Fluminense para exaltar os feitos do clube ao longo dos 114 anos de história. Nesta quarta-feira, o Tricolor terá mais um dia histórico pela frente: a decisão da Primeira Liga, às 21h45, diante do Atlético-PR, com transmissão em tempo real pelo site do LANCE! com o objetivo de se tornar o primeiro campeão desta competição.

Para os mais supersticiosos, vale uma coincidência. O Fluminense também foi o primeiro time a conquistar outro campeonato, o Carioca. Em 1906, na primeira edição da competição. Naquela época, o estadual também foi formada com um número pequeno de participantes (seis equipes) e o futebol não era nem o principal esporte do Rio (remo e turfe dominavam a cidade). Assim como na Primeira Liga, a diretoria da época foi uma das que liderou a formação do Carioca.

Time - Fluminense - 1906
Time do Flu campeão carioca em 1906 (Foto: Divulgação/Fluminense)


Presidente do Fluminense, Francis Walter era o presidente da Liga (Liga Metropolitana de Football) e foi goleiro do time em seis partidas naquela campanha. Para o duelo desta noite, o Tricolor aposta em novamente fazer história. E os jogadores já compraram essa ideia.

- Será um jogo muito difícil, o Atlético não chegou à toa. Total respeito, mas estamos preparados. O jogo de domingo foi uma prévia do que teremos pela frente. O título seria inédito. A Liga vai crescer muito ainda. Nada melhor do que entrar para a história como o primeiro vencedor. Estamos cientes disso e tenho total certeza de que o jogo de domingo não nos abala - disse o meia Cícero, que será o capitão do time na ausência de Fred.


A Primeira Liga teve muitas coincidências com aquele Carioca. Uma competição pequena em número de jogos, mas com grandes clubes. Apesar disso, não foi a principal do país no semestre, mas a semente está plantada. Com o sonho de ser a história mais uma vez, o Tricolor aposta no roteiro parecido, afinal, o clube pode ser campeão com apenas uma derrota na campanha, algo que aconteceu em 1906.

Empolgados, vários tricolores já garantiram seus ingressos para a partida e farão do estádio Mário Helênio um caldeirão. É hora de fazer e ser a história, 110 anos depois.

taça colombo
Taça Colombo, troféu do Carioca de 1906 (Foto: Divulgação/Flu)

ESCALAÇÕES:

FLUMINENSE:
12. Diego Cavalieri; 2. Jonathan, 3. Gum, 33. Henrique e 25. Wellington Silva; 5. Pierre, 7. Cícero, 40. Gustavo Scarpa, 11. Gerson e 17. Osvaldo e Magno Alves. Técnico: Levir Culpi

ATLÉTICO-PR: 12. Weverton; 2. Eduardo, 13. Paulo André, 44. Thiago Heleno e 8. Sidcley; 39. Jadson, 7. Otávio e 29. Vinícius; 10. Marcos Guilherme, 11. Nikão e 18. Walter. Técnico: Paulo Autuori