No Rio, evento leva games de exercícios mentais a sete mil alunos

Ação inaugura o circuito Jogos Colaborativos 2017 na Escola SESI em todo Estado<br>

Jogos Colaborativos
Jogos Colaborativos trazem partidas multijogador (Foto: Joana Mineiro / Divulgação)

Escrito por

Visando competitividade e com intuito educacional, os Jogos Colaborativos 2017 têm agitado o Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, mais de oito mil alunos farão parte de um circuito que unificará 12 escolas fluminenses, com a atividade chamada "Corrida das Cores", onde os alunos formam times de até oito competidores para colaborarem entre si - e vencer os desafios do superpoderoso chefão que serão colocados à sua frente.

A premissa do trabalho - em especial em uma rede de escolas que preza pela visão construtivista – é trazer um conceito cidadão para o jogo e sua função de integração na competição. É o diferencial de inovação unido ao conceito da Escola, segundo relata o Diretor de Operações do Sistema Firjan, Alexandre dos Reis.

- A educação e os jogos devem andar lado a lado. Ao longo dos últimos anos a metodologia SESIeduca traz uma abordagem inovadora, centrada nos alunos e focada na construção do seu conhecimento e na busca pelo desenvolvimento da sua autonomia. Usar os jogos só vem a corroborar essas premissas - disse.

A atividade foi idealizada pela GF Corp, empresa parceira do Sistema Firjan na ação, e especializada no uso dos jogos eletrônicos enquanto ferramenta de desenvolvimento humano.

- Enquanto nosso orientador faz o papel de 'chefão', controlando a fase e os elementos de cenário - como bombas, trovões e outras armadilhas - ele cria um cenário que força os alunos a colaborarem para conseguir vencer. Os jovens terão de competir contra nossos orientadores, mas terão de colaborar entre si, em times de até oito componentes - relata Márcio Matheus, Diretor Comercial da GF Corp.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter