Gabriel Carneiro
17/06/2017
13:52
São Paulo (SP)

Pela segunda vez desde o fim da temporada européia, o Corinthians recebeu proposta por um jogador titular e recusou. Depois de Guilherme Arana entrar nos planos do Ajax (HOL), foi a vez de Balbuena ver o clube brasileiro garantir sua permanência ao rejeitar uma investida da Lazio (ITA) - o Genoa, do mesmo país, também tem interesse, mas não formalizou oferta até o momento. O Timão considera baixo o valor proposto pelo futebol italiano e mantém os planos de não se desfazer de nenhum titular campeão paulista em 2017.

Nos bastidores, o clube admite que será difícil não perder um ou dois jogadores a partir da abertura da janela de transferências, mas quer valorizar ao máximo seu patrimônio. Se no caso de Arana a situação é mais difícil, pois o Timão detém apenas 40% dos direitos econômicos dele, com Balbuena não há divisão: o clube é dono de 100% dos direitos do paraguaio, comprado por cerca de R$ 6 milhões do Libertad (PAR). Assim, é decisão exclusiva do Corinthians liberar ou não seu camisa 4, de 70 partidas e três gols pelo clube.

Além da rejeição às ofertas do futebol italiano informadas aos empresários Renato Bittar e Augusto Paraja, o Corinthians convocou os representantes de Balbuena para uma reunião nas próximas semanas. A ideia é iniciar contatos para renovar o contrato do zagueiro de 25 anos. O vínculo atual de Balbuena termina no fim do ano que vem e o Corinthians deseja ampliá-lo e ainda aumentar a multa rescisória, beneficiando-se em caso de transferência futura. Ainda não há negociação financeira, mas o Timão não espera problemas para renovar com Balbuena.

Desde o fim do Campeonato Paulista, o Corinthians manifestou que seus planos para o segundo semestre passavam por não negociar nenhum jogador titular. Ou, em caso de venda, só "entregar" o jogador a partir de 2018. Arana e Balbuena já receberam ofertas e outros nomes são cotados, como Fagner, Maycon e Rodriguinho.

Balbuena entra em campo neste domingo, às 11h, contra o Coritiba, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.