Ana Canhedo e Gabriel Carneiro
10/08/2016
07:05
São Paulo (SP)

Em apenas um turno de Campeonato Brasileiro, o Corinthians já perdeu mais pontos em casa do que na temporada inteira do ano passado, quando terminou a competição como o melhor mandante, além de ter conquistado o hexacampeonato.

A fragilidade como dono de casa demonstrada nos últimos três jogos começa a preocupar o elenco. Em números, foram seis pontos perdidos nas contra São Paulo e Figueirense, na Arena, em Itaquera, e contra Cruzeiro, no Pacaembu.

Mais dois pontos foram desperdiçados na 1ª rodada, diante do Grêmio, adversário deste domingo, capaz de gerar mais problemas ao Timão, caso vença. Os gaúchos também estão na briga pelo título.

Já são oito pontos desperdiçados pelo Corinthians nos jogos em casa. No ano passado, foram sete deixados para trás: empate com Avaí e Grêmio e derrota para o Palmeiras.

Em números (2016): 

Corinthians 0 x 0 Grêmio (2 pontos perdidos) 

Corinthians 1 x 1 São Paulo (2 pontos perdidos) 

Corinthians 1 x 1 Figueirense (2 pontos perdidos) 

Corinthians 1 x 1 Cruzeiro (2 pontos perdidos) 

Total: 8 pontos perdidos

– Isso preocupa, porque a nossa equipe sempre teve uma força muito grande dentro de casa. O campeonato está muito difícil, muito igual. No meu ponto de vista, não tem nenhuma equipe fazendo algo de muito diferente. Temos consciência que podemos melhorar, sim, jogando em casa – disse Giovanni Augusto.

Caso tivesse conquistado apenas a metade desses oito pontos perdidos no torneio de 2016, o Corinthians lideraria o Brasileirão com folga, já que está a apenas dois pontos do Palmeiras, que faturou o primeiro turno do nacional com 36.

– Nosso torcedor criou uma expectativa muito grande. Acho que pela rivalidade entre os dois clubes, eles tinham certeza que íamos vencer o primeiro turno. Mas futebol está difícil, estamos no caminho certo. Os pontos farão diferença, mas ainda tem muita coisa para acontecer - completou Giovanni Augusto.

A primeira coisa a acontecer é recuperar os pontos perdidos contra o Grêmio em Porto Alegre, neste domingo. O Timão volta a jogar em casa no dia 22 de agosto, contra o Vitória, na Arena. É a oportunidade de começar o segundo turno como terminou 2015: vencendo.