Contrato do governo privilegia Fonte Nova, e futuro de Pituaçu é incerto


Escrito por

Reinaugurado em janeiro de 2009, o Estádio Roberto Santos, em Pituaçu, é o candidato da vez a ser outro campo de futebol sub-utilizado no país da Copa. E o cenário de incerteza teve a contribuição decisiva do governo da Bahia, que tratou de proteger o parceiro privado da Fonte Nova.

No contrato entre as partes, o estado garante que não 'permitirá realização de jogos oficiais de futebol em Pituaçu, salvo indisponibilidade justificada da Arena para realização dos respectivos eventos' Com isso, o governo baiano estuda construir no local um centro para o atletismo.

A intervenção, no entanto, não tem nenhum projeto técnico já detalhado. Há a possibilidade que alguns lances de arquibancada sejam suprimidos para a implantação de uma pista com padrões internacionais, mas nada será feito até que a Copa termine, já que o local será Campo Oficial de Treinamento (COT).

O esforço do governo em privilegiar a Fonte Nova já deu frutos: o Bahia tem contrato assinado com a Fonte Nova Participações, e o Vitória está em estágio avançado nas negociações para que jogos do clube sejam disputados no estádio.

– Jogos da Série B do Baiano para pequenos públicos serão em Pituaçu – justificou Ney Campello, secretário da Copa na Bahia.

Além da ideia de potencializar o atletismo, o governo da Bahia acena com a construção de um ginásio poliesportivo na área. Único equipamento com esta destinação na capital, o Ginásio Antônio Balbino, o Balbininho, foi demolido para a reconstrução da Fonte Nova.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) desenvolve ainda estudos para que o espelho d’água ali existente sirva para a prática do remo. Na Copa das Confederações,   Brasil e Nigéria treinaram em Pituaçu. Ao contrário do Barradão, o estado do gramado é muito bom.

Com a palavra

Bobô, ex-jogador Presidente da Superintendência dos Desportos do da Bahia ao LANCE!Net

'Necessário garantir usuários para a Fonte Nova'

'O governo está discutindo um modelo para a utilização de todo o parque, não apenas do estádio. É claro que Pituaçu perderá visibilidade sem partidas do Bahia, mas era necessário garantir usuários para um equipamento do porte da Fonte Nova.  Acho que até ano que vem teremos apenas discussões sobre a destinação de Pituaçu, pois precisamos entregar à Fifa em 2014'.

Pituaçu

Abertura

O estádio foi inaugurado em 1979. Na partida inaugural, o Bahia bateu o Fluminense de Feira por 2 a 0.

Reabertura

A um custo de R$ 55 milhões, o estádio passou por ampla reforma no ano de 2008. No jogo de reinauguração, em janeiro de 2009, o Bahia goleou o Ipitanga por 4 a 0.

Seleção Brasileira

Em setembro de 2009, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa, o Brasil venceu o Chile por 4 a 2. Com três gols, o atacante Nilmar foi o astro da noite. Júlio Baptista completou o placar.

 

 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter