Thiago Salata
30/08/2016
07:20
São Paulo (SP)

Faltam 16 rodadas. São 48 pontos em disputa e o Brasileirão está muito longe de ser definido, com seis equipes hoje de fato na briga pelo título. Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG ganharam fôlego no início do returno, enquanto que Corinthians, Santos e Grêmio perderam. Nada ganho ao trio da frente, nada perdido ao trio que está atrás - principalmente ao Tricolor, que pode voltar ao G4 no domingo, caso vença o Botafogo, no Rio de Janeiro, em jogo adiado.

Mesmo com muitos pontos em disputa, as contas e análises das tabelas dos envolvidos na briga pelo topo vão se tornando mais importantes: é o torcedor de olho em quem seu time joga e contra quem o concorrente vai a campo.

É indiscutível que, nas próximas cinco rodadas, o líder Palmeiras tem, na teoria, as maiores pedreiras: é quem mais enfrenta concorrentes diretos (três) e faz dois clássicos regionais. A mesma previsão de "pedreiras à vista" foi feita ao Verdão na mesma sequência no primeiro turno. Entre os seis primeiros do Brasileirão, no entanto, o Alviverde foi quem mais pontuou no período: 10 pontos. Mais de três meses se passaram e, claro, muita coisa mudou...

Santos e Atlético-MG pegam quatro adversários do décimo lugar para baixo, com um clássico regional cada (duas partidas em casa para o Peixe, enquanto que o Galo joga três como mandante). O Galo, com péssima largada no torneio, foi o que teve o pior desempenho nesta série no primeiro turno: três pontos.

O Fla encara o líder Palmeiras, daqui a três rodadas, em 14 de setembro, mas três dos seus jogos são contra adversário da parte de baixo da tabela - o outro é contra a Ponte Preta, em sétimo, em ascensão. O Timão não deve ter vida fácil: faz clássicos contra Santos e Palmeiras e apenas dois de seus próximos cinco oponentes estão entre os piores colocados no Brasileirão.

Ao Grêmio, há a vantagem do jogo adiado no período. Depois, pega apenas um clube que está abaixo da décima posição: Coritiba, fora de Porto Alegre. O próximo mês terá importantes definições na briga pela taça. Quem é o seu favorito ao título? Confira o que cada um tem pela frente e vote nos duelos:

1º) Palmeiras - 43 pontos
São Paulo (casa) - 11º colocado
Grêmio (fora) - 6º colocado
Flamengo (casa) - 2º colocado
Corinthians (fora) - 4º colocado
Coritiba (casa) - 16º colocado
No primeiro turno: somou 10 pontos

2º) Flamengo - 40 pontos
Ponte Preta (casa) - 7º colocada
Vitória (fora) - 15º colocado
Palmeiras (fora) - 1º colocado
Figueirense (casa) - 18º colocado
Cruzeiro (casa) - 14º colocado
No primeiro turno: somou 9 pontos

3º) Atlético-MG - 39 pontos
Vitória (casa) - 15º colocado
Fluminense (fora) - 9º colocado
Sport (casa) - 12º colocado
Cruzeiro (fora) - 14º colocado
Inter (casa) - 17º colocado
No primeiro turno: somou 3 pontos

4º) Corinthians - 37 pontos
Sport (casa) - 12º colocado
Santos (fora) - 5º colocado
Coritiba (fora) - 16º colocado
Palmeiras (casa) - 1º colocado
Fluminense (casa) - 9º colocado
No primeiro turno: somou 9 pontos

5º) Grêmio - 36 pontos
Botafogo (fora) - 13º colocado
Coritiba (fora) - 16º colocado
Palmeiras (casa) - 1º colocado
Ponte Preta (fora) - 7º colocada
Fluminense (casa) - 8º colocado
Chapecoense (casa) - 10º colocada
No primeiro turno: somou 8 pontos

6º) Santos - 36 pontos
Inter (fora) - 17º colocado
Corinthians (casa) - 4º colocado
Botafogo (fora) - 13º colocado
Santa Cruz (casa) - 19º colocado
Sport (fora) - 12º colocado
No primeiro turno: somou 9 pontos