LANCE!
11/12/2016
19:01
Porto Alegre (RS)

Pode celebrar, torcedor botafoguense! O ano que caminhava para ser péssimo terminou em classificação para a próxima edição da Libertadores. Mesmo com um jogador a menos por 45 minutos, após Airton ser expulso depois de discussão com Sassá, o time carioca venceu o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, e terminou o Brasileirão entre os seis primeiros colocados.

Com o resultado, o Glorioso superou Atlético-PR e Corinthians na tabela e ficou com 59 pontos, na quinta posição, garantindo sua classificação para o principal torneio continental pela quinta vez na história. Já o Imortal terminou o Brasileirão na nona posição, com 53 pontos.

Aliviado por conta do título da Copa do Brasil, na quarta-feira passada, o time gaúcho entrou com apenas um titular, o zagueiro Kannemann. A forma de jogar do time evidenciou a tranquilidade. A equipe forçou poucas jogadas ofensivas e limitou-se ao campo defensivo.

O Botafogo, por outro lado, se lançou para o campo de ataque desde os minutos iniciais. A intenção do time de Jair Ventura era marcar um gol e garantir a classificação na Libertadores. Liderada por Camilo, a equipe carioca criou boas oportunidades e não é à toa que balançou a rede. Bruno Silva marcou aos 16 minutos do primeiro tempo.


A parte mais inusitada do jogo ficou por conta da expulsão de Airton, aos 45 minutos do primeiro temo. O volante discutiu com o atacante Sassá e, como já tinha amarelo, recebeu o segundo cartão.

O jogo, na volta do intervalo, teve um avanço pouco efetivo do Grêmio, com o Botafogo tentando contra-ataques. Camilo, aos 26 minutos, ainda acertou o travessão de Léo em cobrança de falta. 

Os momentos de empolgação da torcida do Grêmio ficaram restritos ao gol do Fluminense diante do Internacional e a confirmação do rebaixamento colorado.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 11/12/2016 - às 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA/Fifa) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)

Cartão amarelo: Negueba e Jailson (Grêmio); Emerson Silva, Airton, Sassá e Rodrigo Pimpão (Botafogo)
Cartão vermelho: Airton (Botafogo)

Gol: Bruno Silva - 16'/1ºT (0-1)

GRÊMIO: Léo; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Kannemann e Iago; Kaio (Arthur – 9’/2ºT), Jailson, Negueba (Guilherme – 14/’2ºT) e Miller Bolaños; Everton e Henrique Almeida (Batista – 22’/2ºT). Técnico: Valdir Espinosa.

BOTAFOGO: Sidão; Alemão (Emerson – 37’/2ºT), Joel Carli, Emerson Silva e Victor; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo (Pachu – 33’/2ºT); Rodrigo Pimpão e Sassá (Rodrigo Lindoso – Intervalo). Técnico: Jair Ventura.