EXCLUSIVO: Conheça a inspiração por trás da nova música do Botafogo, lançada no jogo contra o Cuiabá

'Tempo de Alegria' descreve a trajetória do Alvinegro na temporada 2023; entenda

torcida-botafogo-x-cuiaba-aspect-ratio-512-320
Torcida do Botafogo no jogo contra o Cuiabá, pelo Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Escrito por

O Campeonato Brasileiro está na reta final, e a torcida do Botafogo lançou uma nova música para embalar a equipe na busca pelo tricampeonato. Intitulada 'Tempo de Alegria', a canção conta a história de superação do Alvinegro na temporada 2023: de clube desacreditado a grande favorito ao troféu.

O Lance! conversou com Gabriel Marques, compositor da letra "Tempo de Alegria", e também com Alexandre Cruz, diretor da banda Loucos pelo Botafogo, para entender melhor como foi o processo de criação da música.

- A gente busca muitas inspirações na música brasileira, no que está bombando, e vira e mexe a gente cria adaptações de várias músicas que bombam, e deixa de criação, de stand by. Mas, essa em especifico, começou no carnaval. Eu estava em um show, teve música do Matheus Fernandes, a "Altas Loucurinhas", que serviu como inspiração. Acabou que eu mandei no grupo, sugeri, mas o assunto morreu... Depois de um tempo, o Marques (compositor) trouxe uma versão e a gente foi fazendo adaptação -, disse Ale.

- Eu trouxe a primeira versão de letra, mas ele (Alê) tinha falado sobre o tema original. Eu mandei a versão no grupo, com o pessoal que já vinha escrevendo letras, e eles gostaram de cara. Mas, a gente falou "dá para melhorar essa letra, contar uma história melhor". Foi aí que a gente resolveu falar desde o momento em que o clube estava em crise, que a mídia falava que o clube ia acabar, até o momento que a gente está brigando por titulo. Como fiz a letra "chegou a hora da volta por cima, é tempo de alegria", que é exatamente o que estamos vivendo agora -, contou Marques, antes de prosseguir:

- Fomos adaptando a letra, criando versões, até chegar à versão final. No meu aniversário (em meados de outubro), a gente resolveu cantar de bobeira. Um amigo nosso gravou, postou no Instagram, alguém publicou no Twitter, e quando a gente foi ver, estava com mais de 10 mil visualizações. A gente falou "cara, vai ser o momento de lançar". No improviso, gravamos o áudio, colocamos a batida por cima, a letra, e resolvemos lançar. Acabou que explodiu, tem paródia de funk e do ritmo atual.

+ ANÁLISE: Derrota estremece confiança, mas Botafogo precisa manter a ‘cabeça no lugar’ para buscar título do Brasileirão

Responsáveis diretos pelo novo hit da torcida do Botafogo, Alexandre e Gabriel também falaram sobre a ansiedade em lançar a música nas arquibancadas pela primeira vez. A exibição foi feita no jogo contra o Cuiabá, no domingo (29), válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Ansiedade diferente (para ver na arquibancada). É a primeira vez que estou participando de fato da criação de uma música. Deu para ver que o pessoal abraçou muito nas redes sociais, então espero, de coração, que a torcida tenha gravado a música para ficar maneiro na arquibancada e, se Deus quiser, pegar -, disse Marques.

- Expectativas muito altas. A gente não tinha pretensão de lançar essa música agora, foi muito natural, espontâneo a viralização. Já tivemos produções melhoresm que a gente planejou o lançamento... só que calhou de, nessa música, a gente estava jogando bola, todo sujo de lama, ser a música que talvez embale a nossa campanha nessa reta final de Brasileiro. Se tudo der certo, vamos comemorar vestindo Manequinho no final do ano, lá em General -, projetou Alê.

Com o hit na boca da galera, "Tempo de Alegria" tem tudo para, realmente, fazer o torcedor alvinegro celebrar ao final da temporada 2023. Líder do Campeonato Brasileiro há 27 rodadas, o Botafogo almeja o título nacional, que não é conquistado desde 1995. Assim como diz a letra, chegou a hora, Fogão! A sinergia entre torcida e clube está nas alturas, e os "loucos" não vêem a hora de gritar É CAMPEÃO, vestindo Manequinho, em General Severiano.

VEJA A LETRA COMPLETA DA NOVA MÚSICA DA TORCIDA DO BOTAFOGO:

"Ouvi dizer que o clube acabaria
Era o que queria essa mídia suja
Que a história se apagaria
E só sobraria a marca da luta

Chegou a hora da volta por cima
É tempo de alegria
Eu sou do preto e branco
Em General vamos comemorar
Vestindo o Manequinho no final do ano

Tô contigo até morrer
Vamos, Botafogo
lute pra vencer
ÔOOOO
Eu vim aqui te ver
Dedico minha vida pra 'tá' com você".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter